Buscar

o que farmacocinetica

💡 2 Respostas

User badge image

Caroline Bures

De forma geral e resumidamente, a farmacocinética envolve a absorção do fármaco, ou seja todo o caminho que ele irá percorrer até atingir a circulação sanguínea, a distribuição dele que corresponde ao momento que ele abandona a corrente circulatória e vai ao interstício (liquído extracelular) e/ou as células dos tecidos de forma REVERSÍVEL, a metabolização (ou biotransformação) que consiste em duas fases (fase I: transformar fármaco lipossolúvel em hidrossolúvel partindo da introdução de grupos funcionais polares, e a fase II: que por meio de conjugações irá inativar o medicamento) e a eliminação que serão ou inalteradas ou em metabólitos, vale lembrar que a excreção pode ocorrer pelos rins, glândula salivar, glândulas mamárias e sudoríparas, pulmões, bile, fígado... 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A farmacocinética é usada para descrever a absorção, distribuição, metabolismo e excreção de um composto. Embora estudos pré-clínicos requeiram a determinação de atividade in vitro e farmacocinética aceitáveis em pelo menos duas espécies animais, estudos farmacocinéticos devem ser realizados no homem para correlacionar as concentrações sanguíneas com efeitos biológicos particulares. É necessário adaptar as modificações para, eventualmente, obter medicamentos semissintéticos. Os estudos farmacocinéticos de produtos naturais são desafiadores porque envolvem tipicamente a administração de misturas complexas de substâncias, em muitos casos de componentes desconhecidos.


A farmacocinética pode ser reduzida a equações matemáticas, que determinam o trânsito da droga por todo o corpo, um balanço líquido da absorção e distribuição (in) ao metabolismo e excreção (out). Ao entender essas equações matemáticas, os profissionais são capazes de determinar a dosagem ideal para pacientes com mecanismos alterados ou alterados de absorção, metabolismo ou excreção resultantes de dieta, genética, ambiente, doença, alergia, comportamento e outras drogas.


Embora os princípios da farmacocinética se apliquem a todos os indivíduos, independentemente da idade, alguns aspectos das fases farmacocinéticas tendem a diferir entre adultos e crianças. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais