Buscar

A aplicação de produtos

💡 1 Resposta

User badge image

Natyaro Orbach

A tecnologia de aplicação não se resume ao ato de aplicar o produto, mas sim na interação entre vários fatores (cultura, praga, doença, planta invasora, produto, equipamento e ambiente) buscando um controle eficiente, com custo baixo e mínima contaminação ambiental. Desse modo as condições ambientais no momento da aplicação devem ser favoráveis à absorção e translocação dos produtos, como umidade, temperatura e velocidade do vento. A baixa umidade relativa provoca a desidratação da cutícula e o conseqüente secamento rápido da gota sobre a superfície da folha, provocando a cristalização do produto sobre a mesma, dificultando assim, a absorção da molécula. Altas temperaturas podem provocar a volatilização das moléculas e aumentar a evaporação das gotas. Por outro lado, temperaturas baixas podem reduzir o metabolismo das plantas e dificultar a absorção. A aplicação na presença de vento com velocidade acima de 10 km/h poderá provocar deriva e as gotículas não atingirão o alvo, podendo atingir locais com culturas sensíveis. A deriva consiste no deslocamento de gotas ou vapor até locais não alvos, provocando danos em lavouras vizinhas e desperdicio do produto. 

Cuidados com os equipamentos de aplicação para garantir que o ingrediente ativo atinja toda a superfície alvo é necessário que o equipamento esteja distribuindo uniformemente a quantidade correta do produto por área. A quantidade de ingrediente ativo aplicado deve ser correta para evitar falha de controle ou danos à cultura. Para isso, antes de iniciar a aplicação é necessário revisar cuidadosamente o equipamento a ser usado. Os bicos devem ser examinados individualmente, a fim de avaliar o desgaste e o alinhamento. Além disso, o volume de calda a ser aplicado, o número e o tamanho das gotas, a pressão de funcionamento dos bicos, a dosagem, a diluição, a agitação e a necessidade da adição de adjuvantes devem ser verificado cuidadosamente. 
O produtor deve sempre consultar  a regulagem do equipamento e definir, por exemplo, o tipo de bico a ser usado, com objetivo de distribuir uniformemente a dose correta do produto na área, evitando desperdício e perdas no rendimento devido à toxicidade causada à cultura. A ocorrência de erros na dose aplicada normalmente apresenta reduzida possibilidade de correção e são os principais responsáveis pela maioria das aplicações fracassadas.

Regulagem do pulverizador, a calibração do pulverizador deve ser realizada periodicamente devido ao desgaste natural de alguns componentes, como os bicos, ou em função de perda da calibração devido ao uso sob condições de campo. 

Dessa forma: 

  • Evitar a contaminação ambiental - preservar a natureza;

  • Utilizar equipamento de proteção individual - EPI (macacão de PVC, luvas e botas de borracha, óculos protetores e máscara contra eventuais vapores). Em caso de contaminação substituí-los imediatamente.

  • Não trabalhar sozinho quando manusear produtos tóxicos.

  • Não permitir a presença de crianças e pessoas estranhas ao local de trabalho;

  • Preparar o produto em local fresco e ventilado, nunca ficando a frente do vento;

  • Ler atentamente e seguir as instruções e recomendações indicadas no rótulo dos produtos;

  • Evitar inalação, respingo e contato com os produtos;

  • Não beber, comer ou fumar durante o manuseio e a aplicação dos tratamentos;

  • Preparar somente a quantidade de calda necessária à aplicação a ser consumida numa mesma jornada de trabalho;

  • Aplicar sempre as doses recomendadas:

  • Evitar pulverizar nas horas quentes do dia, contra o vento e em dias de vento forte ou chuvosos;

  • Não aplicar produtos próximos à fonte de água, riachos, lagos, etc;

  • Não desentupir bicos, orifícios, válvulas, tubulações com a boca;

  • Guardar os produtos em embalagens bem fechadas, em locais seguros, fora do alcance de crianças e animais domésticos e afastados de alimentos ou ração animal.

  • Mantenha o produto em sua embalagem original;

  • Não reutilize embalagens vazias.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais