Buscar

o ministério publico pode celebrar negocio juridico processual?

💡 2 Respostas

User badge image

kally garcia

depende para qual fim

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

A doutrina majoritária entende que sim, o Ministério Público pode celebrar negócio jurídico processual. Esse teme inclusive já foi objeto do Eninciado nº 253 do Fórum Permanente de Processualistas Civis:

Enunciado do FPPC nº 253. (art. 190; Resolução n. 118/CNMP) O Ministério Público pode celebrar negócio processual quando atua como parte.

 

Além disso, a Res. nº 118/2014 do Conselho Nacional do Ministério Público prevê expressamente tal possibilidade:

Art. 16. Segundo a lei processual, poderá o membro do Ministério Público, em qualquer fase da investigação ou durante o processo, celebrar acordos visando constituir, modificar ou extinguir situações jurídicas processuais.

Art. 17. As convenções processuais devem ser celebradas de maneira dialogal e colaborativa, com o objetivo de restaurar o convívio social e a efetiva pacificação dos relacionamentos por intermédio da harmonização entre os envolvidos, podendo ser documentadas como cláusulas de termo de ajustamento de conduta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais