Buscar

Qual a função da enzima piruvato-desidrogenase para a glicólise aeróbica?

💡 1 Resposta

User badge image

Andiara Cristina

COMPLEXO PIRUVATO DESIDROGENASE (COMPLEXO TPP)

O primeiro passo para a oxidação do piruvato ocorre, já dento da mitocondria, e é a conversão irreversível do piruvato à acetil coenzima A. Esta etapa é catalisada por um complexo enzimático composto por três enzimas com reação sequenciais (E1piruvato desidrogenase,  (E2diidrolipoil transacetilase e (E3diidrolipoil desidrogenase). Há a necessidade, também, da utilização de cinco coenzimas: (i) tiamina pirofosfato, que é coenzima da enzima E1, (ii) coenzima A, (iii) NAD+, (iv) FAD, que é utiliado como coenzima pela enzima E3 e (v) ácido lipóico, que é utilizado como coenzima pela enzima E2. 
Este passo é um exemplo clássico da influência das vitaminas no metabolismo, pois todas estas coenzimas são derivadas de vitaminas. As vitaminas hidrossolúveis tiamina, ácido pantotênico, nicotinamida e riboflavina, dão origem as coenzimas citadas acima, na ordem apresentada. E o ácido lipóico que é uma vitamina.

Este passo é de fundamental importância na manutenção funcional do ciclo de Krebs, problemas associados com a passagem do piruvato a cetil_CoA são descritos na literatura pela alimentação pobre destas vitaminas, ou em outros casos problemas genéticos associados a síntese da enzima piruvato desidrogenases, leva ao acúmulo exacerbado de lactato e sua incidência a recém nascidos pode levar a morte antes mesmo da fase infantil se não diagnosticado.

Espero que ajude !!!

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais