Buscar

Como funciona a eletroforese

💡 2 Respostas

User badge image

Oane Porã

Existem dois fatores principais que controlam a rapidez com que uma partícula pode se mover e em que direção ela se move. Primeiro, a carga da amostra é importante. As moléculas carregadas negativamente são atraídas para o pólo positivo de um campo elétrico, enquanto as positivamente carregadas são atraídas para o pólo negativo. Uma espécie neutra pode ser ionizada se o campo for forte o suficiente. Caso contrário, não tende a ser afetada.

O outro fator é o tamanho da partícula. Pequenos íons e moléculas podem se mover através de um gel ou líquido muito mais rapidamente do que os grandes.

Enquanto uma partícula carregada é atraída por uma carga oposta em um campo elétrico, existem outras forças que afetam a forma como uma molécula se move. A fricção e a força de atraso eletrostático retardam o progresso das partículas através do fluido ou gel. No caso de eletroforese em gel, a concentração do gel pode ser controlada para determinar o tamanho dos poros da matriz de gel, o que influencia a mobilidade.

Um tampão líquido também está presente, o que controla o pH do ambiente.

À medida que as moléculas são puxadas através de um líquido ou gel, o meio aquece. Isso pode desnaturar as moléculas e afetar a taxa de movimento. A tensão é controlada para tentar minimizar o tempo necessário para separar as moléculas, mantendo uma boa separação e mantendo as moléculas intactas. Às vezes, a eletroforese é realizada na geladeira para ajudar a compensar o calor.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A eletroferese é o movimento de partículas dispersas em relação a um fluido sob a influência de um campo elétrico espacialmente uniforme.


A eletroforese de partículas carregadas positivamente (cátions ) é às vezes chamada de cataforese , enquanto a eletroforese de partículas carregadas negativamente (ânions) é às vezes chamada de anoforese.


Portanto, nesse contexto, a eletroforese é usada em laboratórios para separar macromoléculas com base no tamanho. A técnica aplica uma carga negativa para que as proteínas se movam em direção a uma carga positiva. Ela também é usada para análises de DNA e RNA.

 

Fonte: https://edisciplinas.usp.br/mod/resource/view.php?id=1717201

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais