Buscar

Por que os condrocitos, ausentes nas lacunas, são considerados artefatos de técnica?

💡 2 Respostas

User badge image

Letticya Versani Assis

é quando olhamos na lamina e nao encontramos o material correto

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os condroblastos (do grego chondros - cartilagem - e blastos - célula jovem) são células que fazem parte do tecido conjuntivo cartilaginoso, são originários de células estaminais mesenquimais (células tronco, ou seja, células embrionárias) e condrogênicas, possuem a forma arredondada e formam a matriz da cartilagem. O seu núcleo é central, possuem vacúolos e a atividade de síntese com o retículo endoplasmático rugoso e o complexo de Golgi é elevada, por serem células jovens ainda.


A medida que sintetizam a matriz vão sendo envolvidos por ela e diminuindo sua atividade, sofrendo uma pequena retração de volume, passando a ser chamados condrócitos, também com significado grego chondros, cartilagem, e kytos, célula. Os condroblastos são formados por células tronco (estaminais mesenquimais).


Como a matriz extracelular é relativamente rígida, os condrócitos se localizam em pequenas cavidades existentes na mesma, denominadas lacunas. Estas podem estar extremamente próximas, apenas separadas por uma fina porção da matriz, caracterizando assim o tecido cartilaginoso.Participam do crescimento diagonal da cartilagem, onde excreção de mais matriz entre as células filhas e divisões mitóticas das células permitem a expansão da cartilagem.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais