Buscar

Produção de Células Sanguíneas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Explicar a produção das células sanguíneas a partir da linhagem das células mielóides e linfóides.
As células mielóides incluem vários dos leucócitos do sangue (neutrófilos, monócitos, eosinófilos e basófilos), assim como as células que se distribuem pelos tecidos (macrófagos e mastócitos). As células linfóides incluem os linfócitos T, B e NK.
2) Explicar a diferença entre plasma e soro.
Após a coleta do sangue, o que determina a diferenciação entre plasma e soro é a presença ou não de anticoagulante. Sendo assim, plasma é a parte líquida de um sangue com presença de anticoagulante e soro é a parte líquida de um sangue sem anticoagulante.
3) Proporção entre parte líquida e parte sólida do sangue e os valores de referência de hematócrito dos animais domésticos.
A parte liquida do sangue é o plasma que compõe de 46 a 63% e o restante é a parte solida composta por elementos celulares que correspondem de 37 a 54%.
Bovino – 24-46
Cão – 37-55
Caprino – 19-38
Equino – 32-47
Felino – 24-45
Ovino – 24-50
Suíno – 32-50
4) Quais são as células sanguíneas e a função de cada uma delas?
ERITRÓCITOS
A principal função dos eritrócitos é o transporte de gases, oxigênio e gás carbônico. Também auxilia como tampão na regulação do pH sanguíneo.
 
PLAQUETAS
Participam da coagulação do sangue.
 
LEUCÓCITOS
Neutrófilos: fagocitam microrganismos (bactérias e fungos).
Eosinófilos: possuem ação antiviral, participam de reações alérgicas e inflamatórias, participam do combate a parasita.
Basófilos: participam de reações alérgicas, liberam histamina e mediadores inflamatórios, participam no controle de reações imunológicas.
Monócitos: nos tecidos os monócitos se transformam em macrófagos, são células fagocitárias, matam e digerem micro-organismos (vírus, bactérias) e células velhas, são células apresentadoras de antígenos (APC’s) para os linfócitos.
Linfócitos B: se diferenciam em plasmócitos. Os plasmócitos produzem as imunoglobulinas, também conhecidas como anticorpos.
Linfócitos T: essas células orquestram as outras células do sistema imunológico. Os linfócitos T são células “estudadas” conhecem os antígenos e sabem o que fazer com cada um deles. Eles também destroem células infectadas.
Linfócitos NK: eles são responsáveis pela destruição de células tumorais e células que estão infectadas por vírus.
5) O que são parâmetros hematimétricos?
Os índices hematimétricos são parâmetros do hemograma, calculados para ajudar na interpretação do exame, fornecendo informações importantes sobre volume e quantidade dos eritrócitos e hemoglobina
6) Sobre os parâmetros hematimétricos, responda:
a) O que é VCM e para que ele serve?
O VCM (Volume Corpuscular Médio) é um índice hematimétrico presente no hemograma e indica o tamanho médio das hemácias, as células vermelhas do sangue
b) O que é HCM e para que ele serve?
A hemoglobina corpuscular ou globular médica é um parâmetro que indica a concentração total de hemoglobina por meio da análise do tamanho e coloração das hemácias.
c) O que é CHCM e para que ele serve?
O CHCM (concentração de hemoglobina corpuscular média) ou CHGM (concentração de hemoglobina globular média) avalia a concentração de hemoglobina dentro da hemácia.
d) O que é RDW e para que ele serve?
O RDW é um parâmetro da variabilidade de tamanho dos eritrócitos, traduzindo o grau de anisocitose numa amostra sanguínea. O mesmo proporciona informações complementares ao Volume Corpuscular Médio (VCM), que representa a média do tamanho dos eritrócitos.
7) O que é anemia e o que é policitemia?
A anemia é condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais. A Policitemia é uma doença crônica que afeta o sangue. Consiste em um aumento de todas as células sanguíneas, especialmente dos glóbulos vermelhos (eritrocitose).
8) O que é poiquilocitose e o que é anisocitose?
Poiquilocitose é uma alteração na forma da hemácia (glóbulos vermelhos do sangue ou eritrócitos), que pode apresentar forma de foice, esfera, lágrima, entre outras. Anisocitose é um termo da medicina que significa disparidade do tamanho de algumas células, principalmente nos glóbulos vermelhos do sangue. A palavra tem origem no grego, onde anísos significa "desigual", kytos significa "célula" e ose significa "aumento".
9) O que é policromasia?
POLICROMASIA – se refere a aparência mais azulada das hemácias causada pela presença de restos de RNA ribossomal. São maiores que as hemácias normais. São células redondas, hipercrômicas apresentando de 2 – 20 projeções do citoplasma ou espículas de tamanho, espessura e forma variáveis.

Mais conteúdos dessa disciplina