Buscar

Adrenalina e noradrenalina

Funções da adrenalina e noradrenalina no organismo, ressaltando as principais diferenças entre esses dois hormônios e qual a melhor forma de se estimular o gasto energético de repouso. 

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

A adrenalina é um hormônio neurotransmissor muito conhecido, ele é secretado pelas glândulas suprarrenais. A adrenalina é responsável por preparar o corpo para grandes esforços, ela acelera o coração e, em alguns casos, aumenta a força muscular da pessoa. Em casos de choque anafilático (uma crise alérgica que pode ser fatal) a adrenalina é injetada diretamente no coração do paciente para que o mesmo volte a respirar normalmente, pois a adrenalina ajuda a minimizar a reação.


Outro hormônio que também é secretado pelas glândulas suprarrenais é a noradrenalina. Esse neurotransmissor é um precursor da adrenalina, ou seja, ele aparece antes da adrenalina ser metabolizada. A noradrenalina também pode ser usada em casos de choque anafilático, de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFF) a noradrenalina tem um efeito menos potente do que o da adrenalina.


Esses neurotransmissores são muito parecidos, possuem as mesmas propriedades farmacológicas, suas diferenças são principalmente em relação a quais receptores elas estimulam. De acordo com o CFF a noradrenalina é menos eficaz para estimular o receptor Beta-2 e é tão potente quanto a adrenalina para estimular o receptor Beta-1.


Portanto, a adrelina é responsável por preparar o corpo para grandes esforços, eqnaunto que a noradrenalina é um precursor da adrenalina, isto é, aparece antes da adrenalina ser metabolizada. 

Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/a-diferenca-entre-noradrenalina-e-adrenalina/52758. Acesso em 11 de julho de 2018.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais