Buscar

Psicopedagogia Clinica e Institucional Uninter

Numa turma de 2º ano do ensino fundamental, a professora Valquíria está ensinando as operações aritméticas e o aluno João Francisco apresenta dificuldades para realizar cálculos matemáticos incompatíveis com a sua faixa etária. Portanto, não acompanha o restante da turma na aprendizagem do conteúdo proposto.

Assinale a alternativa que contém o procedimento mais adequado para efetivar a inclusão desse aluno.

 
A
Colocar a carteira desse aluno colada a sua mesa e lhe propor atividades facilitadas do currículo adaptado de aritmética.
B
Aproveitar o momento das atividades referentes a esse conteúdo para que esse aluno coloque em dia outros conteúdos curriculares.
C
Esperar um tempo para verificar se esse aluno tem condições de se adaptar ao ritmo da classe, mas solicitar a presença de um professor auxiliar para acompanhar esse aluno em sala de aula.
D
Propor atividades para todos, em pequenos grupos, fazendo uso de materiais concretos, de acordo com suas possibilidades de aprendizagem.

💡 7 Respostas

User badge image

Taiza Cinelli

D. Pois a interação junto a outras crianças poderia fazê-lo aprender de outra maneira.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder tal questão utilizaremos de conhecimentos prévios de Psicopedagogia.


  1. Colocar a carteira desse aluno colada a sua mesa e lhe propor atividades facilitadas do currículo adaptado de aritmética.


Colocar a carteira do aluno colada à sua mesa poderia gerar um constrangimento no aluno que seria colocado em uma posição de destaque, que ele poderia considerar negativo. Além disso, passar atividades facilitadas poderia fazer com que ficasse atrasado em relação aos demais colegas.


  1. Aproveitar o momento das atividades referentes a esse conteúdo para que esse aluno coloque em dia outros conteúdos curriculares.


Fazer com que o aluno coloque em dia outros conteúdos curriculares não corrigiria sua deficiência em relação ao conteúdo de aritmética. Logo, tão atitude não pode ser tratada como uma forma de solução ao problema.


  1. Esperar um tempo para verificar se esse aluno tem condições de se adaptar ao ritmo da classe, mas solicitar a presença de um professor auxiliar para acompanhar esse aluno em sala de aula.


Solicitar um professor auxiliar para explicar o assunto ao aluno utilizando dos mesmos métodos que você já havia utilizado não resolverá o problema. Além disso, o aluno se verá novamente em uma situação que seus colegas não precisaram passar e poderá se sentir constrangido.


  1. Propor atividades para todos, em pequenos grupos, fazendo uso de materiais concretos, de acordo com suas possibilidades de aprendizagem.


Esse método mostraria ao aluno o assunto de uma nova perspectiva, de forma mais aplicável, o que poderia facilitar o entendimento do assunto. Além disso, geraria uma melhor integração do aluno com os demais alunos da turma.


Logo, a alternativa que apresenta a melhor solução para o problema é a alternativa D.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais