Buscar

Lei das Sociedades Anônimas

No Lei das Sociedades Anônimas em seu Art. 193, encontramos a obrigatoriedade de constituição de uma reserva. Qual opção indica a única reserva de lucro obrigatória às sociedades anônimas?

💡 5 Respostas

User badge image

Diego Portela

queria saber tbm 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

 

Sociedades anônimas são companhias com fins lucrativos, caracterizada pelo capital financeiro ser dividido em ações. Os donos de ações são chamados de acionistas.

Apesar de a companhia ter por fim a geração de lucro aos acionistas, não é essa a sua única função. A sociedade como um todo se beneficia do exercício da sua atividade econômica e existência – empregados, fisco, fornecedores, clientes/consumidores, instituições financeiras, entre outros. É nesse contexto que se insere a reserva legal, instituída pela Lei das Sociedades Anônimas para garantir a integridade do capital social, isto é, que ele seja retido na companhia e efetivamente represente medida da solvabilidade desta. Assim, a lei obriga os acionistas a reaplicarem 5% do lucro líquido do exercício na constituição de referida reserva que não excederá 20% do capital social.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Sociedades anônimas são companhias com fins lucrativos, caracterizada pelo capital financeiro ser dividido em ações. Os donos de ações são chamados de acionistas.

Apesar de a companhia ter por fim a geração de lucro aos acionistas, não é essa a sua única função. A sociedade como um todo se beneficia do exercício da sua atividade econômica e existência – empregados, fisco, fornecedores, clientes/consumidores, instituições financeiras, entre outros. É nesse contexto que se insere a reserva legal, instituída pela Lei das Sociedades Anônimas para garantir a integridade do capital social, isto é, que ele seja retido na companhia e efetivamente represente medida da solvabilidade desta. Assim, a lei obriga os acionistas a reaplicarem 5% do lucro líquido do exercício na constituição de referida reserva que não excederá 20% do capital social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais