Buscar

genetica

um individuo de sangue do tipo  B, Rh+ , filho de pai doador universal, casa-se com uma mulher de sangue do tipo A, Rh+, que teve eritroblastose fetal ao nascer e é filha de pai do tipo O. Qual a probabilidade de esse casal ter uma criança que possa doar sangue para o pai?

💡 2 Respostas

User badge image

Rachid Figueirôa

Olá Aline,

Primeiro comecemos pelo indivíduo... ele tem sangue tipo B e possui pai doador universal (ou seja, pai de sangue tipo O - Genótipo "ii"), logo ele possui genótipo "Ibi". No que se refere ao fator Rh ele é positivo (ou seja, possui pelo menos um gene dominante para este fator...), porém não conhecemos a totalidade do seu genótipo por não sabermos dados da sua mãe(veremos adiante que isso não irá precisar... fique tranquila!! Kkkkkk...). Sistematizando os dados, podemos dizer que o genótipo deste indivíduo é: R_ Ib(o "_" significa o desconhecimento do seu outro gene... podendo ser "R" ou "r").

Segundo, vamos descobrir o genótipo da mulher que casará com esse indivíduo...
Ela tem sangue do tipo A (Ou seja, possui pelo menos um gene do tipo A - Ia_) e possui um pai com sangue do tipo O (ou seja, esse pai possui um genótipo "ii"), Logo... essa mulher tem genótipo sanguíneo: "Iai"

Agora em relação ao fator Rh da mulher... ela é Rh+ (ou seja, possui pelo menos um gene dominante para o fator - R_). A dica para descobrirmos o outro fator é eritroblastose que ela teve... ou seja, a mãe dessa mulher era Rh- (genótipo todo recessivo - "rr") e foi sensibilizada com o nascimento dessa mulher que nasceu Rh+... Logo... o genótipo dessa mulher para o fator Rh é: "Rr"

Juntando o casal para o cruzamento:

Homem   x   Mulher

R_ Ibi          Rr Iai

 

Bem...  Vamos por partes... primeiro para esse filho doar sangue, em relação ao fator Rh... o pai é Rh+, ou seja, pode receber tanto sangue do tipo "Rh-" quanto sangue do tipo "Rh+"... Então, nesse fator, tanto faz, pouco importa...ele tem 100% de chance de doar sangue para o pai... NESSE FATOR!!!! Calma que ainda tem outro fator!!

Quanto ao tipo sanguíneo... o pai sendo do tipo sanguíneo B só poderá receber sangue do próprio tipo B e do tipo O (doador universal)... Então, esse garoto para ser doador de sangue ao pai, precisa ou ter tipo sanguíneo B ou O.

Vejamos a probabilidade dessa ocorrência...Para isso, vamos deixar de lado o fator Rh: 

Homem   x   Mulher

   Ibi              Iai 

Pelo cruzamento...O filho poderá nascer:

IbIa

Ibi

Iai

ii

Ou seja, para doar ao pai (relembrando... o filho tem que ter sangue B ou O) ele ou pode ser "Ibi" ou "ii"

Logo, 2 possibilidades em 4 existentes... 2/4 ou 1/2

CALMAAAAA... é 1/2 para o tipo sanguíneo, precisamos juntar a isso o fator Rh!!!

Juntando:

1/2 de probabilidade de ser doador (relacionado ao tipo sanguíneo) e 100% de probabilidade de ser doador (relacionado ao fator Rh)... e agora????

Calma, uma ajudinha da matemática....

100% em número fracionário é representado pelo algarismo "1"... Queremos que ele tenha o tipo sanguíneo correto "e" o fator Rh correto... Na matemática, o termo "e" é "multiplicativo"... ou seja, vezes...

1/2 x 1 = 1/2 ou 50%

 

Espero ter ajudado,

Abraço!

1
Dislike0
User badge image

Rachid Figueirôa

Não esquece de recomendar a minha resposta! kkkkkk

Abraço!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais