Buscar

Questões de Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino

Prévia do material em texto

Questões de Fisiologia do Ciclo hormonal feminino
FEMININO
Nas mulheres, como ocorre o eixo hipotálamo-hipófise-gonadas?
Há 2 células e 2 gonadotrofinas, onde o FSH vai agir principalmente na camada da GRANULOSA, fazendo a conversão de andrógenos em estrógenos, por meio da enzima AROMATASE.
Os receptores de LH encontram-se majoritariamente nas células da TECA e produz andrógenos e progesterona.
Explique Feedback negativo x Feedback positivo — No ciclo feminino.
Basicamente, a progesterona tem um mecanismo de FEEDBACK NEGATIVO na produção de LH.
O estradiol tem um FEEDBACK POSITIVO na produção de LH, sobretudo na fase folicular tardia, ocasionando num pico, que leva a ovocitação.
O que é uma retroalimentação negativa? 
É quando UM PRODUTO GERADO INIBE SUA PRÓPRIA PRODUÇÃO.
Cite uma particularidade do hormônio estrogênio.
Em uma determinada fase do ciclo, o estrogênio faz Feedback positivo nas vias centrais, auxiliando no pico de LH, que culmina na ovocitação.
Além disso, faz também Feedback positivo na camada da granulosa no ciclo durante a fase folicular inicial. 
Descreva sobre a Fase Lútea inicial.
A partir do momento que o ovócito é liberado, a estrutura que sobra do folículo é o corpo lúteo. 
Nesse momento, começa haver uma transição entre aumento de estrógeno e aumento de progesterona e inibina. A produção de estrogeno vai inibir o hipotálamo e hipófise. O que vai ocorrer daqui para frente é se ocorrera a fertilização ou nao.
Se a fertilização ocorrer, o corpo lúteo não degenera, fazendo com que continue a produacao de progesterona necessária para manter o endométrio íntegro.
Quando há queda nos níveos de estrogeno e progesterona, há a descamação do endométrio. 
Descreva sobre a fase folicular tardia.
Se a fertilização não ocorrer, o corpo lúteo irá degenerar  e, com isso, irá para a produção de hormônios, principalmente progesterona. Com a queda hormonal vem a menstruação. Sem o corpo lúteo influenciando o eixo, a secreção tônica é retomada e novos folículos voltam a se desenvolver. 
Sobre as fases do ciclo uterino, discorra sobre: a) menstruação; b) proliferativa; c) secretório.
A) ocorre quando há baixas de hormônios devido a degeneração do corpo lúteo, então cai os níveis de estrogênio, progesterona e inibina. Sem ação de estrogênio e progesterona, o endométrio começa a descamar, tendo o fenômeno da menstruação. 
B) ocorre principalmente no período em que se inicia o aumento do estrogênio. O epitélio torna-se proliferativo. É quando o endométrio comeca a se espessar. 
C) ocorre logo após a ovocitacao. É caracterizado pelos níveos altos de estrogênio. É quando o epitélio se tora mais secretos, mais apto para ter uma implantação.
Como é a teoria de dois hormônios — duas células, do ciclo feminino?
No desenvolvimento do folículo, em cada fase haverá predominância de um hormônio. Isso é resultado da variação a expressão de receptores de hormônios em um tipo celular ou em outro tipo celular. 
A produção de progesterona e testosterona acontecerá nas células da TECA, sob o estimula de LH.
A testosterona vai para a célula da granulosa, onde por ação da enzima aromatase é convertida em estradiol.
Feedback negativo x Feedback positivo — dois hormônios - duas células (feminino)… explique.
A atuação dos hormônios LH e FSH são muito importantes para o ciclo reprodutivo feminino, sendo que a maior expressão de receptores em determinadas células e em determinadas fases, assim como sua liberação e inibição, são de extrema importância.
Na Fase folicular inicial, temos um maior número de receptores de LH na células da TECA, a fim de produção de testosterona para que seja formado o estradiol nas células da granulosa, importante para o desenvolvimento folicular. Nessa fase temos maior expressão de receptores de FSH na granulosa, justamente para esse processo. O estrogênio, nessa fase, exerce o Feedback positivo para as células da granulosa e Feedback negativo para a liberação de LH e FSH.
Já na fase folicular tardia, há uma maior necessidade de progesterona, logo, há uma maior expressão de receptores de LH nas células granulosas. Pelos altos níveis de estrogênio, há liberação da inibição do LH e FSH, porém, concomitantemente, há ação de inibina (secretada pelas células da granulosa) sobre FSH, fazendo com que haja um pico de LH e uma maior produção de progesterona, possibilitando a ovocitação.  
Quais os principais hormônios da lactação?
Prolactina para PRODUÇÃO e ocitocina para EJEÇÃO.
A prolactina é um hormônio da adenohipófise. Fora da gestação, o hipotálamo está constantemente liberando um fator inibitório. A mesma coisa acontece com a ocitocina na neuro-hipófise.
No caso da prolactina, a ocorrência de estímulos, principalmente sensoriais (sucção do bebe no seio da mãe), vão sinalizar para o hipotalamo parar de liberar o hormônio inibidor gerando um aumento da produção de prolactina e liberação do leite.
O que ocorre com os hormônios quando há a fertilização?
O corpo lúteo mantém-se ativo, produzindo progesterona e não regride devido a ação do HCG produzidos pelas células do embrião. O corpo lúteo e mantem intacto, ele vai continuar inibindo o eixo, já que produz grandes níveis de progesterona, estradiol e inibina, que impedem que novos folículos sejam recrutados. 
O que é o eixo endócrino?
Consiste na comunicação entre uma estrutura do SN, no caso o hipotálamo, e uma estrutura glandular, como a hipófise, que vão liberar hormônios que atuarão na glândulas periféricas, estimulando a liberação de outros hormônios. Logo, esses hormônios irão promover um Feedback sobre as estruturas que as produzem. 
O que é o efeito fisiológico da secreção hormonal? É Correto afirmar que é uma retroalimentação negativa?
É quando o próprio efeito fisiológico avisa a glândula a parar de produzir. Ex: secreção de insulina pelas células Beta-pancreaticas…quando há aumento de glicose, aumenta a produção de insulina e a insulina provoca redução da glicemia e, assim, reduz a secreção de insulina. 
Sim, é uma retroalimentação negativa, uma vez que o produto irá inibir sua própria produção proporcionada pela resposta fisiológica. 
A respeito do ciclo ovariano, discorra sobre a Fase Folicular Inicial.
Imediatamente antes dela, houve uma baixa hormonal bem grande (menstruação). Quando os folículos começam um novo cíclo, o hipotálamo libera o GnRH que estimula a adenohipófise a liberar FSH (atuando na GRANULOSA para sua proliferação)e LH atuando nas células da TECA para que seja produzido androgênios). Esses androgenios são convertidos em estrogênios nas células da granulosa. Essa conversa é modulada/estimulada pelo FSH, já que ele estimula a enzima aromatase (converte testosterona em estrógeno).
Resultado dessa fase: aumento de estrogeno. Esse aumento inicial vai fazer Feedback negativo na adenohipófise e hipotálamo. Porém, esse aumento vai fazer Feedback positivo nas células da granulosa (estrógeno estimulando a produção de estrógeno).
Quais as fases foliculares e as ações hormonais?
Fase folicular inicial - tem-se um aumento de receptores de LH nas células da TECA e um aumento de receptores de FSH na granulosa, favorecendo a produção de estradiol. Essa fase é marcada por bastante estrógenos.
- Fase folicular tardia: temos a predominância de receptores de LH na célula da granulosa, favorecendo a produção de progesterona. 
O que é o estimulo de retroalimentação positiva do parto?
É um estímulo desencadeado pela OCITOCINA, a qual é produzida a partir do estiramento do colo uterino. 
Essa alça de retroalimentação positiva é devido a ocitocina promover contrações uterinas, as quais provocam o estiramento do colo uterino que provoca mais liberação de ocitocina até culminar na expulsão do feto. 
Ocitocina também é importante para liberação do leite urente a amamentação.
 
A respeito do ciclo ovariano. Descreva sobre a fase folicular tardia.
Consiste no momento que antecede a ovocitação. Como o folículo dominando já foiescolhido, náo há muita ação de FSH. Nessa fase teremos grande produção de estrógeno pela ação doLH e do FSH. O FSH nas células da granulosa vai produzir inibina, que vai garantir que os níveis de FSH fiquem baixos e evitar que novos folículos entrem em desenvolvimento.
Resultado dessa fase: Aumento grande de LH sem aumento tão grande de FSH. A alta de LH será responsável pelo término do desenvolvimento do folículo e sua ruptura e liberação do ovócito. Além disso, esse LH irá atuar nas células da granulosa e ocorre o início da produção de progesterona.

Continue navegando