Buscar

qual o papel da geografia no turismo do brasil.

💡 2 Respostas

User badge image

Fabricio Informatica

Ah Geografia é fundamental para o estudo do turismo, pois este é geográfico em sua natureza. Turismo ocorre em lugares, e envolve movimento e atividades entre os lugares e é uma atividade na qual tanto as características locais quando as identificações pessoais são formadas, através de relações que são criadas entre lugares, paisagens e pessoas.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Geografia turística é o nome atribuído a um ramo dos estudos geográficos dedicado a unir os conhecimentos comuns tanto à geografia como à ciência do turismo. Subdivisão da geografia econômica, a geografia turística irá fundamentalmente tratar da utilização dos serviços públicos e privados à disposição do homem em determinado espaço geográfico, bem como a disponibilidade dos diferentes tipos de turismos disponíveis no terreno.


Vários são os geógrafos que acreditam que os estudos de turismo podem ser a solução para a proteção de espaços locais, ligando o interesse econômico à preservação do meio, sendo justamente um exemplo eficaz do conceito de desenvolvimento sustentável, não esquecendo que o turismo é um fenômeno social complexo e diversificado, de ocorrência relativamente recente, ainda por se explorar em sua plenitude. O Turismo é como uma ciência que cria e recria as configurações espaciais diversificadas, pois para o mesmo é parte integrante e fundamental da ciência geográfica analisar e interpretando essas formas espaciais que são criadas e recriadas pelo turismo, enfocando as estruturas, e a reflexão sobre a organização e construção desses espaços através do turismo.

A Geografia é a ciência dos lugares, da diversidade de espaços terrestres, o outro processo relacionado com o turismo que tanto o turismo quanto a Geografia se sustenta na diversidade das culturas e ambas concentradas no fenômeno social. A Globalização acompanha e generaliza valores ambientais uniformizando produtos de consumo e uma linguagem avançada, ocorrendo também formas de realizar o Turismo.


Diante dessas várias argumentações constatamos que turismo é assim um fenômeno social, complexo e diversificado. Há diversos tipos de Turismo que precisam ser desvendados e classificados por diferentes critérios que são pesquisados para a elaboração do fenômeno turístico. Neste sentido este trabalho abordará o diagnóstico das atividades turísticas e analisará a demanda hoteleira na cidade de São José do Rio Preto. A escolha desse Município deve-se ao fato deste ser local de destino de deslocamentos populacionais que tem como objetivo a prática turística, mesmo sem finalidade do lazer como o aspecto fundamental, mas de buscar aquele turismo que movimenta pessoas por diversas motivações ligadas ao turismo, como por exemplo: fazer compras, negócios, “a busca da cura”, eventos científicos, megaeventos (turismo urbano), religião, etc…Sendo assim torna-se relevante identificar e analisar a importância da atividade turística desenvolvida no município através da relação com a demanda de hotéis e infraestrutura turística. Assim o objetivo será analisar a possibilidade de uma Geografia Turística que se baseia justamente nos planejamentos sobre Turismo e espaço, criação e remodelação de espaços e paisagens, estagnação de espaços turísticos; influência das poucas alterações, deterioração e transformação de espaços que acabam perdendo sua função principal e a produção de espaços artificiais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais