Buscar

APOL - geografia econômica e politica NOTA 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Geografia Econômica e Política
Considere o extrato do texto abaixo:
“Friedrich Ratzel (1844-1904) foi um pensador alemão, considerado como um dos principais teóricos clássicos da Geografia e o precursor da Geopolítica e do Determinismo Geográfico.”
Fonte: http://brasilescola.uol.com.br/geografia/friedrich-ratzel.htm. Acesso em 31/01/2016.
 
Sobre a teoria de Ratzel, de acordo com o estudado nas aulas e com o livro-base da disciplina, é correto afirmar que:
 
I. Ratzel concebia o Estado como um organismo formado tanto pelo solo, como pelo ser humano: este estabelece relações com o meio físico e desempenha suas atividades, buscando potencializar o uso do solo, enquanto aquele fornece as condições físicas e materiais para a reprodução do Estado.
II. Logo, solo e ser humano são dois componentes interdependentes e necessários ao estabelecimento de um sentimento territorial que permite a formação e a reprodução do próprio Estado.
III. O posicionamento de Ratzel quanto à importância que confere à relação entre solo e ser humano na formação e na reprodução do Estado como organismo vivo, ou seja, é o grau de vinculação material e imaterial da sociedade com o solo que permitirá – ou não – a formação e a reprodução do Estado.
IV. Nas ideias de Ratzel sobre poder, o autor menciona que a presença do Estado é insignificante na leitura geográfica. O importante é a relação do homem com a natureza.
V. Na concepção ratzeliana, é a relação entre espaço, sociedade e poder que possibilita a formação e a reprodução do Estado e, consequentemente, a do território nacional e a do Estado-nação.
 
Selecione a alternativa correta:
	
	A
	F, V, F, F, F.
	
	B
	F, F, F, F, V.
	
	C
	V, F, V, F, V.
	
	D
	V, V, V, F, V.
	
	E
	F, F, F, F, F.
Questão 2/5 - Geografia Econômica e Política
Leia o excerto de texto a seguir:
“A Resolução 143 de 6 de julho de 1945, por sua vez, estabelece a Divisão do Brasil em Zonas Fisiográficas, baseadas em critérios econômicos do agrupamento de municípios. Estas Zonas Fisiográficas foram utilizadas até 1970 para a divulgação das estatísticas produzidas pelo IBGE e pelas Unidades da Federação.”
Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geografia/default_div_int.shtm?c=1. Acesso em 31/01/16.
 
Sobre a divisão macrorregional do Brasil, qual é a alternativa correta, tendo em vista os  conteúdos abordados nas aulas  a na  livro-base da disciplina:
 
	
	A
	Norte, centro-oeste, nordeste, sul e sudeste.
	
	B
	Norte, mesoregião, nordeste, sul e sudeste.
	
	C
	Norte, centro-oeste, norte-sul, sul e sudeste.
	
	D
	Norte, centro-oeste, nordeste, sul e sulista.
	
	E
	Nortista, centro-oeste, nordeste, sul e sudeste.
Questão 3/5 - Geografia Econômica e Política
Considere o seguinte extrato:
“O upgrading é o movimento em direção às atividades produtivas de maior valor agregado, ao aprimoramento da tecnologia, conhecimento e competências.”
Fonte: https://estrategiaparatodos.wordpress.com/2015/04/16/upgrading-em-cadeias-globais-de-valor-gvc/. Acesso em 02/02/2016.
Dessa forma e de acordo com o livro-base, sobre os tipos de upgrading é correto afirmar que:
I) Upgrading em processos refere-se à capacidade das firmas ou indústrias de conseguir transformar inputs em outputs de forma mais eficiente através da reorganização do sistema de produção ou introduzindo tecnologia superior;
II) Upgrading em produtos, que envolve a mudança para linhas de produtos do cotidiano e simples sem a necessidade de utilização de produtos sofisticados;
III) Upgrading intersetorial, que ocorre quando as firmas utilizam o conhecimento adquirido no desempenho de certas funções dentro da cadeia para fixarem-se dentro do sistema.
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	I, II, III.
	
	B
	I, II.
	
	C
	I,III.
	
	D
	Apenas II.
	
	E
	Apenas I.
Questão 4/5 - Geografia Econômica e Política
Considere o seguinte extrato de texto:
“O Mercosul – Mercado Comum do Sul – foi criado em 1991 para constituir-se como um bloco comercial coeso, com pretensões a adotar o formato de um mercado comum. Na visão dos “pais fundadores”, o processo poderia, possivelmente, evoluir para formas mais avançadas de organização econômica, política e social, até alcançar, na parte meridional da América do Sul – e teoricamente também, a termo, no conjunto da região – um status equivalente ao adquirido, paulatinamente, pela Comunidade (hoje União) Europeia.”
ALMEIDA, Paulo Roberto. O desenvolvimento do Mercosul: progressos e limitações. Disponível em: http://www.pralmeida.org/05DocsPRA/2258MSulDesenvHist.pdf.  Acesso em 06/02/2016. 
 
Com base no livro-base, selecione a alternativa correta no que se refere ao último país que se tornou Estado-parte do  Mercosul:
 
 
	
	A
	Venezuela.
	
	B
	Bolívia.
	
	C
	Paraguai.
	
	D
	Argentina.
	
	E
	Suriname.
Questão 5/5 - Geografia Econômica e Política
Leia o texto abaixo:
 
“As concessionárias vazias e os pátios lotados de carros no Brasil são evidentes nos balanços das grandes montadoras, que já registram queda de dois dígitos nas vendas na América Latina e citam o mercado brasileiro como principal responsável pelo resultado ruim”.
Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/economia/em-crise-mercado-automotivo-brasileiro-encolhe-efrup9t46hyv7r9e4psql5qoe. Acesso em: 31/01/2016.
 
Sobre a participação dos países do Mercosul na produção mundial de automóveis, é correto afirmar que:
I. Na atualidade, o Brasil é o principal país produtor de automóveis do mundo. Em 2000, a indústria já estava entre as grandes e sustentava a oitava posição entre as principais produtoras de automóveis no mundo.
II. Brasil e Paraguai são os países de maior relevância nas redes de produção automobilísticas no Mercosul. O Brasil é o país de melhor desempenho na produção mundial de automóveis na macrorregião do Mercosul.
III. A evolução do setor nas esferas da produção tem permitido que a indústria automobilística brasileira possa sustentar sua posição atual entre os principais territórios da indústria automobilística mundial.
IV. Vemos que a Argentina não atingiu a marca de 1 milhão de unidades produzidas. De qualquer forma, a indústria automobilística desse país é a segunda mais importante no Mercosul e vem melhorando sua posição no ranking dos principais produtores de automóveis no mundo.
V. De modo geral, podemos dizer que as indústrias nacionais dos países do Mercosul se reposicionaram de forma positiva entre as principais produtoras de automóveis, entre 1999 e 2013.
 
Selecione a alternativa correta:
	
	A
	V, V, V, V, V.
	
	B
	F, F, V, V, V.
	
	C
	F, F, F, F, F.
	
	D
	F, V, V, V, F.
	
	E
	V, F, V, F, V.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais