Buscar

O que é amostra Probabilística e a Não Probabilística ?

💡 2 Respostas

User badge image

Vilma Soares

Amostragem Probabilística: São amostragens em que a seleção é aleatória de tal forma que cada elemento da • Amostragem Não-Probabilística: São amostragens em que há uma escolha deliberada dos elementos da amostra. Depende dos critérios e julgamento do pesquisador. Seleção dos elementos aos quais se tem acesso.

1
Dislike0
User badge image

Paola Machado

Amostragem probabilística:

Aquela em que cada elemento da população tem uma chance conhecida e diferente de zero de ser selecionada para compor a amostra. As amostragens probabilísticas geram amostras probabilísticas. Somente amostras probabilísticas fornecem estimativas com precisão da população.

Amostragem não probabilística:

Aquela em que a seleção dos elementos da população para compor a amostra vai depender, ao menos em parte, do julgamento do pesquisador ou do entrevistador no campo. Não há nenhuma chance conhecida de que um elemento qualquer da população venha a fazer parte da amostra. As amostragens não probabilísticas geram amostras não probabilísticas.

Para a escolha do processo de amostragem, o pesquisador deve levar em consideração o tipo de pesquisa, a acessibilidade aos elementos da população, a disponibilidade ou não de ter os elementos em uma listagem, a representatividade desejada ou necessária, a oportunidade apresentada pela ocorrência de fatos ou eventos, a disponibilidade de tempo, recursos financeiros e humanos etc. É uma decisão que cabe exclusivamente ao pesquisador. O seu bom-senso e suas experiências anteriores podem ter um peso significativo na escolha. A única objeção a ser feita é que seja sincero e honesto e nunca utilize ou divulgue os resultados de uma pesquisa com uma amostra não probabilística como se fosse probabilística.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais