Buscar

QUAL FOI O IMPACTO DA REFORMA TRABALHISTA NA LC 150?

💡 1 Resposta

User badge image

Gabriela Gattulli

O empregado doméstico é considerado aquele que presta serviços de forma contínua (mais de dois dias na semana), subordinada, onerosa (receber remuneração pelos serviços prestados), pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas. Conforme artigo 1º da LC150.

Art. 1o  Ao empregado doméstico, assim considerado aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, por mais de 2 (dois) dias por semana, aplica-se o disposto nesta Lei. 

Algumas das alterações da Reforma trabalhista que podem ter impacto na vida dos trabalhadores domésticos são:  Multa por não assinar a carteira (art. 47, CLT) - A nova legislação prevê que as empresas paguem multas de R$ 800 (microempresas ou de pequeno porte) e R$ 3 mil se não registrarem os funcionários.

Contrato de trabalho intermitente (art. 443, CLT)- É a modalidade de contratação prevista na reforma trabalhista indicada para quando é necessário a contratação de um funcionário doméstico para serviços esporádicos, apenas nos fins de semana ou para cobrir folga de outro funcionário. Com a reforma, será possível fechar contratos em que a prestação de serviços, com subordinação, não acontece em dias contínuos ou específicos ao longo de uma semana ou mês, por exemplo. Na prática, a modalidade intermitente vai permitir o pagamento e recolhimento de encargos proporcionais aos dias trabalhados, desonerando o empregador e garantindo os direitos do empregado doméstico.

Horas extras além do limite legal (art. 61, CLT)- Torna possível que o empregado trabalhe mais do que duas horas adicionais em um determinado dia, caso o empregador, por motivo de força maior, necessite dos seus serviços.

Amamentação- (art. 396, CLT), para amamentar o próprio filho, até que este complete seis meses de idade, a mulher terá direito, durante a

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais