Buscar

PRODUÇÃO DE TEXTOS Atividade para avaliação - Semana 3

  1. Nas primeiras três semanas da disciplina, estudamos conceitos relacionados ao tema da língua. Com base no que foi visto, explique os seguintes conceitos:
    1. Letramento:
    2. Analfabetismo funcional:
    3. Gramática descritiva:
    4. Língua portuguesa de expressão brasileira:
    5. Concepção dialógica de língua:
  2. Escreva uma frase que exemplifique as seguintes funções da língua:
    1. Função conativa:
    2. Função emotiva:
  3. A linguagem pode se manifestar de diversas formas. Explique a diferença entre a linguagem sonora e a linguagem verbal.

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O letramento é o ensinamento da leitura e escrita da língua. 

O analfabetismo funcional refere-se aos indivíduos que, embora saibam reconhecer letras e números, são incapazes de compreender textos simples, bem como realizar operações matemáticas mais elaboradas (fonte: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/analfabetismo-funcional.htm. Aceso em 04 de outubro de 2018).

A gramática descritiva é o estudo de como uma dada língua funciona, como meio de comunicação entre os seus falantes, e da análise da estrutura. Ela propõe-se a descrever as regras da língua falada, as quais independem do que a gramática normativa prescreve como "correto" (fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gram%C3%A1tica_descritiva. Acessoe em 04 de outubro de 2018).

A língua portuguesa de expressão brasileira estuda como a língua portuguesa praticada de um modo brasileiro

A concepção dialógica de linguagem tem como base o estudo da visão de mundo e o contexto no qual os falantes da língua são criados. O valor da palavra só existe quando ela é aplicada em um diálogo.

Uma função conativa é um recurso que têm como objetivo convencer o ouvinte (ou leitor). Exemplo: “Professores, seus alunos são o nosso futuro!”.

(fonte: https://www.todamateria.com.br/funcao-conativa/. Acesso em 04 de outubro de 2018).

E uma função emotiva têm como objetivo transmitir os sentimentos do emissor. Exemplo: “É tão deprimente assistir ao noticiário e acompanhar casos tão tristes diariamente...”.

(fonte: https://www.todamateria.com.br/funcao-emotiva/. Acesso em 04 de outubro de 2018).

A diferença principal da linguagem sonora e verbal é a forma de interação. A linguagem sonora faz o uso de sons (fala humana, uso de amplificadores de voz, etc) e a verbal, de palavras (oral ou escrita).

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O letramento é o ensinamento da leitura e escrita da língua.

O analfabetismo funcional refere-se aos indivíduos que, embora saibam reconhecer letras e números, são incapazes de compreender textos simples, bem como realizar operações matemáticas mais elaboradas (fonte: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/analfabetismo-funcional.htm. Aceso em 04 de outubro de 2018).

A gramática descritiva é o estudo de como uma dada língua funciona, como meio de comunicação entre os seus falantes, e da análise da estrutura. Ela propõe-se a descrever as regras da língua falada, as quais independem do que a gramática normativa prescreve como "correto" (fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Gram%C3%A1tica_descritiva. Acessoe em 04 de outubro de 2018).

A língua portuguesa de expressão brasileira estuda como a língua portuguesa praticada de um modo brasileiro.

A concepção dialógica de linguagem tem como base o estudo da visão de mundo e o contexto no qual os falantes da língua são criados. O valor da palavra só existe quando ela é aplicada em um diálogo.

Uma função conativa é um recurso que têm como objetivo convencer o ouvinte (ou leitor). Exemplo: “Professores, seus alunos são o nosso futuro!”.

(fonte: https://www.todamateria.com.br/funcao-conativa/. Acesso em 04 de outubro de 2018).

E uma função emotiva têm como objetivo transmitir os sentimentos do emissor. Exemplo: “É tão deprimente assistir ao noticiário e acompanhar casos tão tristes diariamente...”.

(fonte: https://www.todamateria.com.br/funcao-emotiva/. Acesso em 04 de outubro de 2018).

A diferença principal da linguagem sonora e verbal é a forma de interação. A linguagem sonora faz o uso de sons (fala humana, uso de amplificadores de voz, etc) e a verbal, de palavras (oral ou escrita).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais