Buscar

Falem sobre o enfisema pulmonar.

💡 6 Respostas

User badge image

Priscila Wenzel

Não sei exatamente do que vc precisa, mas com certeza esses materiais vão te ajudar:

- https://www.passeidireto.com/arquivo/52104829/patogenia-do-enfisema-pulmonar--eventos-celulares-e-moleculares

https://www.passeidireto.com/arquivo/52104783/tratamento-do-enfisema-pulomar-avancado-cirurgia-redutora-de-volume-pulmonar-ou-

 

2
Dislike0
User badge image

Priscila Wenzel

Ah sim, essa definição acho que vai te ajudar:

O enfisema pulmonar é uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) caracterizada por danos aos alvéolos pulmonares, causando oxigenação insuficiente e acúmulo de gás carbônico no sangue (hipercapnia). Ela geralmente é causada pela inalação de produtos químicos tóxicos, como fumaça de tabacoqueimadas e poluição do ar.

Os danos às paredes dos alvéolos reduzem o espaço capaz de fazer troca de ar. A inflamação que ocorre nos pulmões acontece também em outras partes do organismo como por exemplo o coração, e por isso atualmente a DPOC também é considerada uma doença sistêmica.

As principais causas de enfisema são

  • Tabagismo (cerca de 80 a 90% dos pacientes com enfisema foram ou são fumantes)
  • Exposição a gases tóxicos no local de trabalho (cerca de 10 a 20% dos casos) 
  • Genética (responsável por 1 a 5% dos casos)

Fatores de risco: Fatores que aumentam a chance de desenvolver enfisema incluem:

  • Poluição do ar;
  • Má nutrição;
  • Infecções respiratórias;
  • Histórico familiar de DPOC;
  • Baixa temperatura.

Fisiopatologia: O enfisema é caracterizado pela perda da elasticidade do tecido pulmonar, destruição dos alvéolos e seus capilares. Conforme os danos aumentam, as vias aéreas colapsam, resultando em menos superfície para trocas gasosas, levando a uma forma obstrutiva de doença pulmonar: o ar entra nos pulmões e não sai.

A diminuição da ventilação e obstrução das vias aéreas e a hiperinflação dos pulmões resultam em baixos níveis de oxigênio (hipóxia) e, eventualmente, níveis de dióxido de carbono (hipercapnia) no sangue cada vez maiores, conforme o espaço para troca gasosa reduz. Durante a hiperinflação pulmonar, o risco de inflamação das vias aéreas também aumenta, o fluxo de ar expiratório reduz e diminui ainda mais a transferência de gás. Os níveis de oxigênio no sangue progressivamente menores aumentam a frequência respiratória como resposta compensatória.

Os baixos níveis de oxigênio, se presente por um período prolongado, podem resultar em estreitamento por reflexo das artérias dos pulmões (shunt pulmonar), enquanto as inflamações e lesões por produtos tóxicos levam à ruptura de capilares e alvéolos dos pulmões. Ambas as mudanças resultam em aumento da pressão sanguínea nas artérias pulmonares, que podem causar cor pulmonale.

2
Dislike0
User badge image

fran Silva

queria saber qual órgão ele afeta e pq?
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais