A maior rede de estudos do Brasil

Desafio

Leia o trecho a seguir.

“Tinha diante de mim o enorme crescimento de Copacabana. O bairro, superpopulado, apresentava uma série de problemas de circulação, higiene, transporte. As pessoas, no entanto, continuavam chegando em grande número. Vinham de outros bairros ou subúrbios, às vezes de outras cidades. Proliferavam os enormes edifícios de conjugados para onde iam pessoas que deixavam, em certos casos, casas com quintal, terreno, no seu lugar de origem”

VELHO, G. Um antropólogo na cidade: ensaios de antropologia urbana. Rio de Janeiro: Zahar, 2013, p. 27.

Na passagem destacada, o autor discorre sobre um bairro tradicional da cidade do Rio de Janeiro e sobre as características de sua ocupação e estrutura. De acordo com o texto e os conteúdos aprendidos, assinale com V, as alternativas verdadeiras, e com F, as falsas:

( ) As cidades modernas surgiram na antiguidade e foram caracterizadas pelo uso comum da terra e a construção de habitações semelhantes e coletivas.

( ) As cidades modernas são um produto da industrialização, urbanização e das revoluções liberal-burguesas. São um fenômeno global, caracterizado pela migração de amplo contingente populacional da zona rural para a urbana.

( ) A ocupação da maioria das cidades modernas não foi acompanhada de planejamento urbano, apresentando grandes problemas de infraestrutura, como mobilidade, saneamento básico e serviços.

( ) Ao saírem do campo e venderem suas propriedades, a maioria dos trabalhadores teve condições de comprar amplos apartamentos nas cidades devido à especulação imobiliária.

Assinale a alternativa que aponta a sequência correta das afirmações verdadeiras e falsas.

a.

V, V, V, F.

b.

V, F, F, V.

c.

F, V, V, F.

d.

F, V, F, V.

e.

V, F, F, F.


2 resposta(s)

User badge image

Jucicleide

Há mais de um mês

Alternativa

Alternativa

Essa pergunta já foi respondida por um dos nossos estudantes