Buscar

Explique o que e tampão e seu efeito no corpo humano.

💡 4 Respostas

User badge image

Lucas De Souza Passos

Proteção saliva,r que protege os dentes contra a cárie

0
Dislike0
User badge image

Peter Junqueira

tampao e quando vc tem um acido fraco ou base ligado a uma base/acido conjugada , ele funciona como estabilidade para o organismo para nao dar variacao de ph
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Bioquímica.


A solução-tampão é a mistura de um ácido fraco com o sal desse ácido, ou uma base fraca com o sal dessa base. Essa solução tem por finalidade evitar que ocorram variações no pH ou no pOH de uma solução.

No corpo humano o tampão composto por ácido carbônico/bicarbonato ajuda a controlar o pH do sangue. Porém o efeito tampão não funcionar corretamente pode causar danos à saúde. Quando se faz exercícios físicos intensos o organismo libera grandes quantidades de ácido láctico na corrente sanguínea, o sangue então se torna ácido (pH < 7). Se o efeito tampão não liberar base bicarbonato em quantidade suficiente para neutralizar a acidez, o indivíduo sofrerá de acidose.


A solução-tampão é a mistura de um ácido fraco com o sal desse ácido, ou uma base fraca com o sal dessa base, que no corpo humano é responsável por ajudar a controlar o pH do sangue.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais