Buscar

CONCEITOS GERAIS: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

Comente a afirmativa: No Brasil, o controle judicial de constitucionalidade é sempre repressivo.

💡 3 Respostas

User badge image

Claudio Neto

http://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/2371322/o-poder-judiciario-pode-exercer-controle-de-constitucionalidade-preventivo-denise-cristina-mantovani-cera

1
Dislike0
User badge image

Eduardo Padaratz

Prezado. A afirmativa é falsa. Quanto ao momento do controle de constitucionalidade, este pode ser Preventivo (antes da vigência da lei ou ato normativo) ou Repressivo (após a vigência da lei ou ato normativo). Resumidamente:

1. Preventivo: Pode ser feito pelas seguintes entidades:

a) Poder Legislativo: Detentor da função legislativa, cabe à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), no âmbito federal e estadual (a princípio não há CCJ nas câmaras municipais), barrar (e por isso preventivo) projetos de lei e PECs que afrontem a CF;

b) Poder Executivo: O veto jurídico (diferente do político que é ato discricionário) do presidente (governador, prefeito) serve para barrar a entrada em vigor de normas inconstituionais;

c) Poder Judiciário: Sim, segundo o STF, quando há uma inconstitucionalidade formal no processo legislativo (ex. uma PEC "aprovada" por quórum insuficiente), qualquer parlamentar é legitimado para impetrar Mandado de Segurança no STF, a fim de barrar o processo legislativo (e consequentemente a entrada em vigor do ato).

2. Repressivo: Após a entrada em vigor da norma:

a) Poder Legislativo: Revogando norma inconstitucional ou cassando ato do presidente, por exemplo;

b) Poder Judiciário: seja pelo controle difuso ou concentrado;

c) Poder Executivo: Deixando de cumprir uma lei que diga respeito somente a sua esfera de atuação.

 

Há ainda a hipótese do TCU exercer o controle de constituionalidade em algum momento, mas não me recordo quando e como.

Para fixar os conceitos, recomendo a leitura do Capítulo Controle de Constitucionalidade do Pedro Lenza que é bem específico (não é ctrl c ctrl v como o resto do livro, ele tem uma obra só sobre isso), e se quiser se aprofundar, o curso do Gilmar Mendes ou do Barroso.

Abraços

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

A afirmativa está ERRADA. O controle judicial de constitucionalidade no Brasil, em regra, é repressivo. No entanto, pode ser preventivo também.

Primeiramente, vamos a algumas considerações.

Controle Preventivo é o controle realizado durante o processo legislativo de formação do ato normativo, ou seja, antes mesmo da sua vigência.

Controle Repressivo é o realizado sobre lei já em vigor, e não sobre projeto de lei, como ocorre no controle preventivo.

Dito isso, o controle judicial de constitucionalidade preventivo, ainda que excepcional, existe. O STF entende que pode exercer tal controle para garantir o direito do Parlamentar ao devido processo legislativo. Portanto, essa espécie de controle ocorre quando há um projeto de lei cuja tramitação é vedada pela Constituição.

Nesse caso, o controle é pela via de exceção, em defesa do direito do parlamentar, e normalmente ocorre via Mandado de Segurança.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais