Buscar

As lipoproteínas LDL e HDL possuem funções específicas no organismo que garantem benefícios e malefícios à saúde.

Qual a função de cada um deles no nosso organismo?

💡 2 Respostas

User badge image

Alessandro ferraz

O HDL é uma proteína de alta densidade carregadora de colesterol, e seu papel é retira-lo da corrente sanguínea e o levar para ser metabolizado, onde ele poderá dar origem aos hormônios esteroides ou à membrana das nossas células. Já o LDL é uma proteína de baixa densidade, que vai levar o colesterol para a corrente sanguínea, quando essa proteína está elevada quer dizer que tem muito colesterol no sangue, e esse colesterol faz depósitos nas paredes dos vasos, causando placas de gordura que diminuem a luz dos vasos, aumentam a pressão ou até impedem o fluxo, é a chamada aterosclerose.

2
Dislike0
User badge image

Leilane Lopes

A LDL é a lipoproteína de baixa densidade, e sua função é o transporte de colesterol para a celulas do corpo. O HDL é a lipoproteína de alta densidade e sua função é o inverso da LDL, ele recolhe o excesso de colesterol que se encontra nas celulas e tecidos. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais