Buscar

Comente sobre o psicodiagnóstico em uma das seguintes vertentes teóricas: Psicanalítica ou Gestáltica ou Comportamental.

💡 1 Resposta

User badge image

Gleiciane Duarte

O Psicodiagnóstico “é uma avaliação psicológica, feita com propósitos clínicos; (...)”. Tem por objetivo avaliar as forças e fraquezas no funcionamento psíquico, com foco na existência ou psicopatologia. Para tal avaliação podem-se utilizar várias estratégias de avaliação que podem variar de acordo com a abordagem teórica de trabalho de cada psicólogo. (CUNHA, 2002).

A abordagem escolhida foi a Cognitiva Comportamental, também conhecida como TCC, é uma abordagem que é mais especifica breve e focada no problema atual do paciente e ela explica que o que nos afeta não são os acontecimentos e sim a forma como interpretamos.

A partir dos conceitos acima, podemos definir que a TCC vai buscar avaliar o entendimento do paciente com a sua situação. O Psicólogo cognitivo comportamental tem como objetivo trabalhar junto com seu cliente, tanto para identificar como para testar suas crenças e pensamentos automáticos. Será através de registros, avaliações, entrevistas, técnicas e testes psicológicos que ocorrerá as coletas dos dados necessários para um psicodiagnóstico, a partir disso sugerir que tipo de tratamento será necessário utilizar.

Em resumo, independente da abordagem o psicodiagnóstico tem por objetivo avaliar, planejar e guiar o cliente para a escolha de uma terapia, a abordagem irá diferenciar o modo como o psicólogo irá trabalhar na obtenção de informações para ajudar nesse psicodiagnóstico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais