Buscar

Uma política monetária expansionista levará a uma queda da taxa de juros e aumento da produção?

💡 3 Respostas

User badge image

Andreza Sant'ana

Eu estudo pelo Manual de Macroeconomia do Vasconcelos... então, basicamente, uma política monetária expansionista é o que o BC faz com intuito de aumentar a liquidez da moeda, ou seja, ele imprime mais moeda, baixando a taxa de juros, aumentando o consumo e consequentemente aumentando a produção. Nesse caso, a demanda por bens e serviços crescem e com taxas de juros menores, contraem empréstimos para atender a procura, porém, se toda essa procura não é atendida, os preços tendem a aumentar, causando inflação.

Pode ser uma boa política interna que expande o setor produtivo interno, porém o país pode viver sujeito à inflação.

 

.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Antes de respondermos a questão, é importante entendermos o que é o modelo IS-LM. Modelo ou análise ISLM é um instrumento muito utilizado namacroeconomia para analisar o comportamento global de uma economiae o efeito de eventuais ações ao nível da política monetária e fiscal nessemesmo comportamento. A apresentação do modelo é feita normalmentenum gráfico onde são relacionadas duas variáveis: taxa de juro, colocada noeixo vertical, e produto real, colocado no eixo horizontal. 

A denominação ISLM resulta do fato de o modelo combinar, normalmenteem termos gráficos, duas curvas (curva IS e curva LM), cada uma delasrepresentando a situação numa área fundamental da economia.


A curva IS retira a sua designação do facto de corresponder às diferentescombinações possíveis entre taxas de juro e níveis de produção para as quaiso investimento planeado (designado por I) iguala a poupança planejada(designada por S). A curva IS assume a forma descendente da esquerda paraa direita no âmbito da representação gráfica do modelo IS-LM, traduzindo o facto de com a diminuição das taxas de juro se verificar o aumento do investimento e, por consequência, do produto.


A curva LM é assim designada pelo facto de representar o conjunto decombinações entre taxas de juro e níveis de produto para as quais a procurade moeda (designada por L, pelo facto de estar associada à procura deliquidez) iguala a oferta de moeda (designada por M). A curva LM assume nográfico do modelo ISLM a forma crescente da esquerda para a direita pelofacto de o aumento do produto aumentar a procura de moeda (para a efetivação de transa ções), que, por sua vez, pressupondo uma oferta demoeda fixa, implica a necessidade de suportar maiores taxas de juro.


Portanto, podemos dizer que uma política monetária expansionista levará a uma queda da taxa de juros e aumento da produção.

Fonte:

https://www.infopedia.pt/$modelo-is-lm

0
Dislike0
User badge image

Tiago Almeida

Sim

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais