Buscar

Aviso prévio

A rescisão do contrato de trabalho por parte do empregado, por motivo de novo emprego, o isenta do cumprimento e do pagamento do aviso prévio? O novo demprego poderia ser considerado um justo motivo?   

💡 4 Respostas

User badge image

Michele Campos Silva

No meu entendimento não, pois é uma quebra de contrato da mesma forma. A não ser que o funcionário combinasse isso com o empregador e o mesmo o dispensasse de cumprir o aviso prévio, caso contrário não há nada que o o dispense de cumprir o aviso prévio, mesmo já tendo em vista um novo emprego.

2
Dislike0
User badge image

Marcel Medeiros

Pois é Michele, tenho consultado algumas doutrinas e tenho visto que para alguns, o novo emprego configuraria o justo motivo previsto no caput do art. 487 da CLT.

Art. 487 - Não havendo prazo estipulado, a parte que, sem justo motivo, quiser rescindir o contrato deverá avisar a outra da sua resolução com a antecedência mínima de:

Ao meu ver trata-se de uma lacuna que depende da interpretação do magistrado.

 

1
Dislike0
User badge image

Caroline Albiere Porto

Oi Marcel, 

dá uma lida nesse artigo aqui (https://www.sinait.org.br/arquivos/artigos/artigo1f7d51cd63496a0d8a87c470ad7a9d61.pdf). Segundo o autor, o pedido de demissão em virtude de novo emprego é considerado como justo motivo, o qual desobriga o empregado de cumprir o aviso prévio. Espero que te ajude!

 

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais