Buscar

Qual passo a passo da instrumentação endodontica?

💡 2 Respostas

User badge image

Gustavo Souza

1-Radiografia inicial para determinar o comprimento aparente (CA)

2- Fazer a odontometria colocando uma lima 15 no CA-2mm e radiografar. O comprimento real (CR) do dente será dado pela formula CR=CA+D, onde D é a distância da ponta da lima até o apice dentário e pode ter valor negátivo quando a lima ultrapassa o apice.

3-fazer o preparo do terço cervical do canal usando brocas Gates-Gliden.

4-remover tecido pulpar do canal radicular usando limas e irrigando. Se for necropulpectomia remove-se a polpa de todo o canal (até o fim do ápice), se for pulpectomia preserva-se o ultimo mm de polpa do canal radicular.

5-fazer o batente apical 1mm antes do fim do canal. Pode-se utilizar a técnica progressiva ou a regressiva. Na técnica progressiva você inicia com limas maiores e no terço cervical da raiz e alarga o canal até o local onde deverá localizar o batente apical. Na regressiva você inicia no local onde ficará o batente apical e usa-se limas menores, depois você vai alargando o canal inteiro usando limas em contato com o batente apical. Existem aparelhos rotatórios que possuem forma de uso especificas como o reciproc.

6-irrigação final

7-aplicar EDTA por 4 min

8- prova do cone

9-obturar.

 

3
Dislike0
User badge image

Márcia Mendes

o passo a passo para instrumentação começa : - localização dos canis com uma Lima 8 ou 10 . - com uma Lima 15 começa a instrumentação do canal , inrriga e suga com ajuda de uma curinga de agulha fina . -lima 20 o mesmo processo . -lima 25 " -lima 30 - Lima 35 até a Lima 40 e 45 depôs passa para limas de 2 série que vai de 50 á 80
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais