Buscar

muita dúvida ...

Existe no Código Civil a figura da legitima defesa ?!

💡 4 Respostas

User badge image

Rangel Rocha da Silva

A respeito da legítima defesa esta prevista no Artigo 188, I na forma que os atos praticados em legítima defesa não constituem ato ilícito!
5
Dislike0
User badge image

Leandro Lima

Rangel partindo do pressuposto que ato ílicito é tudo que a lei definir como tal, em sentido unicamente formal sua afirmação está correta. Inclusive uma visão exclusivamente positivista do ordenamento jurídico, conforme já ensinava Hans Kelsen.

Inclusive no art. 1.210 § 1º também do código civil, diz que: "O possuidor turbado, ou esbulhado, poderá manter-se ou restituir-se por sua própria força, contanto que o faça logo; os atos de defesa, ou de desforço, não podem ir além do indispensável à manutenção, ou restituição da posse." Mas neste mesmo dispositivo legal, notamos que o legislador limitou o agir do possuidor turbado ou esbulhado dizendo que suas ações para recuperação da posse não poderiam ir além do insdispensável, ou seja, temos que correlacionar com os princípios da proporcionalidade e da razoabilidade. 

Pois caso venhamos a exagerar respoderemos civilmente, por possíveis danos morais e materiais, e criminalmente pois estaremos comentendo crime de Exercício arbitrário das próprias razões como está previsto no art. 345 do Código Penal.

 

3
Dislike0
User badge image

Detetive Medeiros

Interpretando o artigo, é retratado de uma forma explícita de que é previsto o uso da força mediante situação de legítima defesa(art. 1.210 § 1º Código Civil), mediante esbulho. Entretanto, deixa de ser legítima defesa , o ato de exagero de força bruta para a restituição da posse (art.345 Código Penal), estará sujeito a responder civil e criminalmente perante tal fato.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais