Buscar

PORTUGUÊS 7

"A perda do sistema de casos afetou os mecanismos de regência e concordância no latim vulgar e, por consequência, trouxe inovações para a marcação das relações sintática das línguas românicas, em especial o Português". (VALOR: 5 hs de AC)

A afirmativa é VERDADEIRA ou FALSA? Justifique.

💡 5 Respostas

User badge image

lucia

Bom dia Nelma, tudo bem?

Essa pergunta consta da prova AP2 de Port 7 (2017.1), cujo gabarito está disponível aqui no site. Vou te passar a resposta do gabarito, ok? Porém, se você for responder o Fórum para receber horas de AC...recomendo que tente responder com suas próprias palavras. Abs...e espero ter ajudado.

A afirmativa é VERDADEIRA. No latim, os mecanismos sintáticos de regência e concordância eram marcados na própria palavra, a partir da marcação de casos.  As funções sintáticas que as palavras desempenhavam na sentença eram estabelecidas pelo rico sistema de terminações que  o sistema casual possuía. Entretanto, quando o sistema de casos desaparece, a língua cria dois novos mecanismos para delimitação da função das palavras: a ordem dos termos para a marcação das funções e ou uso de preposições para a marcação da regência.

1
Dislike0
User badge image

Kayran Gabriel

tempos verbais
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A afirmativa é verdadeira.

No latim, os mecanismos sintáticos de regência e concordância eram marcados na própria palavra, a partir da marcação de casos. As funções sintáticas que as palavras executavam na sentença eram estabelecidas pelo rico sistema de terminações que o sistema casual possuía. No entanto, quando o sistema de casos desaparece, a língua cria dois novos mecanismos para delimitação da função das palavras: a ordem dos termos para a marcação das funções e ou uso de preposições para a marcação da regência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais