Buscar

Citar os fatores que influenciam a forma, volume, situação topográfica e relação da bexiga;

Respostas

260 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Igor Siqueira

A forma, o tamanho, a situação e as relações da bexiga com órgãos vizinhos variam com as suas fases de vacuidade, plenitude ou intermediarias, com as mesmas fases com que se 22 encontram os órgãos vizinhos e ainda com a idade e o sexo do indivíduo (Dangello & Fatini, 2007)

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Introdução:

A bexiga é um órgão muscular oco, revestido internamente por epitélio transicional denominado urotélio. Ela funciona como reservatório para armazenamento e eliminação periódica da urina. A atividade dos centros medulares é controlada por centros superiores através de tratos descendentes cefaloespinais. A micção é coordenada em nível do tronco encefálico, especificamente na substância pontinomesencefálica, denominado centro pontino da micção.

 


 

Resolução:

 

1) Influência da forma: A forma da bexiga está relacionada ao sexo e idade do indivíduo. Seu formato depende muito da quantidade de urina que está armazenando. Quando vazia, assemelha-se a um balão de festas sem ar.  Quando está cheia de urina, fica com formato parecido com o de um abacate (com a parte maior voltada para cima);

 

2) Influência do volume: O enchimento é realizado através da influência do COM, que é continuamente monitorado sobre as condições de enchimento vesical, mantendo sua influência inibitória sobre o centro medular sacral, que inerva a bexiga, liberando progressivamente a ativação do esfíncter externo. O esvaziamento, ao mesmo tempo, tem influência inibitória sobre a bexiga, feita pelo sistema simpático através do nervo hipogástrico, é interrompida e ocorre simultânea inibição da ativação somática do esfíncter, relaxando o aparelho esfinctérico e garantindo a coordenação da micção;

 

3) Influência da situação topográfica: A localização geográfica da bexiga pode variar de acordo com a idade, sexo. Em seu estado normal está localizada na pelve, sobre o púbis e assoalho pélvico, já durante seu enchimento atinge o abdome podendo chegar até o umbigo.

 


 

Conclusão:

 

A bexiga é um órgão flexível, de paredes musculares, localizado na pelve, e a sua principal função é armazenar urina antes de ser eliminada do corpo.

 


 

0
Dislike0
User badge image

Gleisciane Oliveira

A quantidade de água ingerida, as capacidades renais e a quantidade de metabolitos no sangue, esses são os fatores que influenciam no volume e forma da urina. A bexiga, ou vesícula urinaria, é basicamente uma bolsa que coleta a urina gerada pela filtração renal. A repleção significa o nível de enchimento dessa vesícula, ou seja, se ela está em média repleção, ela está na metade de sua capacidade máxima de coletar urina e a armazenar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina