Buscar

Casos Concretos TGP

Executado devido ao descumprimento de sentença que determinou o pagamento de prestação alimentícia a sua filha menor absolutamente incapaz, Mário Vitor, é surpreendido com a decisão do magistrado de suspender sua carteira de habilitação até o cumprimento da obrigação alimentar. Inconformado procura você advogado (a) questionando se tal medida determinada pelo juiz está prevista em lei. Como orientar o cliente? Analise a questão à luz do art. 139, IV do CPC/15. Fundamente.

💡 5 Respostas

User badge image

Moyses Faustino

Está correta a decisão do juiz. O juízo está correto já que o art 139 CPC inciso 4 confere a este a possibilidade de utilizar medidas indutivas ,coercitivas, mandamentais ou sub rogatórias necessárias  para assegurar o cumprimento de ordem judicial.

3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder a essa pergunta devemos utilizar nossos conhecimentos em Teoria Geral do Processo.


O art. 139, IV do CPC/15 permite ao juiz “determinar todas as medidas indutivas, coercitivas, mandamentais ou sub-rogatórias necessárias para assegurar o cumprimento de ordem judicial …” dando liberdade para que ele possa suspender a carteira de habilitação do devedor, reter passaporte, proibir de viajar, entre outros. Ou seja, o cliente deve ser orientado que tais medidas estão previstas em lei e aconselhado a quitar suas dívidas o quanto antes.


Portanto, o cliente deve ser orientado que tal medida está prevista em lei.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais