Buscar

como ocorre o metabolismo das proteínas?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Introdução:

O metabolismo das proteínas é a via biossintética mais complexa do ser humano.


 

Resolução:

As proteínas são sintetizadas constantemente a partir de aminoácidos e degradadas novamente no organismo, numa reciclagem contínua. Os aminoácidos não utilizados imediatamente após a síntese protéica são perdidos, já que não ocorre estocagem de proteínas. Durante o metabolismo, as proteínas que ingerimos como alimentos são hidrolisadas nos aminoácidos constituintes pelas enzimas digestivas do estomago (pepsina), suco pancreático (amino- e carboxipeptidases) e suco instestinal (di- e tripeptidases). Os aminoácidos livres são absorvidos pelo intestino através do sistema porta e se dirigem ao fígado para a síntese das proteínas corporais individuais (estruturais ou de atividade biológica, como enzimas, anticorpos e hormônios), ou sofrerem reações específicas para cada aminoácido.


 

 

Conclusão:

O metabolismo dos compostos no organismo envolvem uma série de rações enzimáticas que auxiliam na degradação de alguns compostos para a produção de outros mais simples.


 

1
Dislike0
User badge image

Bruna Saldivia

As proteínas são sintetizadas constantemente a partir de aminoácidos e degradadas novamente no organismo, numa reciclagem contínua. Os aminoácidos não utilizados imediatamente após a síntese protéica são perdidos, já que não ocorre estocagem de proteínas. Desta forma, o total de proteínas no corpo de um adulto saudável é constante, de forma que a taxa de síntese protéica é sempre igual à de degradação.

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais