Buscar

Lactato

Descrição metabolica da formação do lactato na celula muscular e a importancia dele para coração e figado

💡 3 Respostas

User badge image

Mariana Tôrres de Castro

Com um trabalho muscular intenso, o músculo usa o glicogênio de reserva como fonte de energia, via glicólise. Os músculos são capazes de manter a carga de trabalho na presença de lactato se o pH for mantido constante.  Para obtenção de energia sob a forma de trifosfato de adenosina (ATP), a glicose é convertida a piruvato através da glicólise. Durante o metabolismo aeróbio normal, o piruvato é então oxidado pelo oxigênio molecular a CO2 e H2O. Durante um curto período de intenso esforço físico, a distribuição de oxigénio aos tecidos musculares pode não ser suficiente para oxidar totalmente o piruvato. Nestes casos, a glicose é convertida a piruvato e depois a lactato, através da via da fermentação láctica, obtendo os músculos ATP sem recorrer ao oxigénio. Este lactato acumula-se no tecido muscular e difunde-se posteriormente para a corrente sanguínea. Quando o esforço físico termina, o lactato é convertido a glucose através da gliconeogênese, no fígado. O indivíduo continua a ter uma respiração acelerada por algum tempo: o O2 extra  consumido neste período promove a fosforilação oxidativa no fígado e, consequentemente, uma produção elevada de ATP. O ATP é necessário para a gliconeogênese, formando-se então a glucose a partir do lactato, e esta glucose é transportada de volta aos músculos para armazenamento sob a forma de glicogénio. O ciclo evita que o lactato se acumule na corrente sanguínea, o que poderia provocar acidose láctica. Embora o sangue se comporte como uma solução tampão, o seu pH poderia diminuir (tornar-se-ia mais ácido) com um excesso de lactato acumulado. O ciclo é muito importante para manter a glicemia constante durante o período de elevada atividade física.

3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A glicose e a alanina produzem piruvato que é reduzido a lactato pela lactatodesidrogenase no citoplasma sem consumo de oxigênio. A remoção do lactatoocorre através de sua oxidação a piruvato pela lactato desidrogenase. O piruvato pode ser oxidado em energia de produção de dióxido de carbono ou transformado em glicose.

Em vez de se acumular dentro das células musculares, o lactato produzido pela fermentação anaeróbica é absorvido pelo fígado . Isso inicia a outra metade do ciclo de Cori. No fígado, ocorre a gliconeogênese . De uma perspectiva intuitiva, a gliconeogênese reverte tanto a glicólise quanto a fermentação, convertendo primeiro o lactato em piruvato e, finalmente, de volta à glicose.

A glicose é então fornecida aos músculos através da corrente sanguínea ; Ele está pronto para ser alimentado em novas reações de glicólise. Se a atividade muscular parou, a glicose é usada para reabastecer os suprimentos de glicogênio através da glicogênese.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais