Buscar

Oque é possível observar a respeito da visão do Decreto n° 881, de 1890 acerca do currículo obrigatório?

💡 4 Respostas

User badge image

Karoline Santana

O decreto n°881, 8 de novembro de 1890 e o responsável por aprovar o regulamento da instrução primaria e da instrução secundária do Distrito federal. sua aprovação foi feita pelo general Manuel Deodoro da Fonseca que na época era o chefe provisório do Brasil (república).

De acordo com a visão desse decreto, o currículo obrigatório deveria ser assinado pelo diretor do estabelecimento particular em que o aluno estudou ou pelos professores.O currículo obrigatório deveria conter informaçoes sobre os precedentes colegiais sobre o procedimento moral e tambem sobre proveitamento em relação aos estudos.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Em novembro de 1890 foi estabelecido o decreto de númeto 981 e este estabelecia algumas diretrizes acerca do currículo tanto do ensino primário quanto do ensino secundário. O presidente do Brasil na época era Deodoro da Fonseca.

Neste decreto, normatiza-se que as escolas deveriam focar no ensino de moral, higiente e estastica, tudo de acordo com as leis da época. Entende-se também que o professor não pode ter antecedente criminal e não ter sido demitido. As instituições privadas, por sua vez, também deveriam seguir estas normas. Além disso, o decreto versa sobre o que deveria ser ensinado e qual seria a idade das crianças em cada série na escola. O currículo seria dividido em leitura e escrita; língua portuguesa; matemática; sistema métrico e geometria; geografia e história; ciências e história natural; desenho; música; instrução moral e cívica; ginástica e, por fim, trabalho manual para meninos e trabalho de agulha para meninas. Observamos então uma grande preocupação com as questões morais e uma separação por gênero.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais