Buscar

Lei Processual no tempo e a Lei Processual no espaço?

Qual a diferença entre a Lei Processual no tempo e a Lei Processual no espaço?

💡 2 Respostas

User badge image

Lyra

lei processual no tempo é o conflito intertemporal, discute-se a vigência, retroatidade e incidência imediata da norma. Lei processual no espaço é a norma processual que disiciplinará a aplicação do direito material em um território (próprio e por extensão). A lei processual no espaço adota como regra a territorialidade, ou seja, aplica-se o processo penal no território brasileiro (principal exceção: tratados internacionais que protegem agentes diplomáticos e cosulares)

5
Dislike1
User badge image

Luciana Freitas

Achei este artigo interessante, sobre o assunto da lei processual no tempo e no espaço e resolvi compartilhar com vocês. Espero que seja útil. 

 

"É princípio geral do direito que as normas jurídicas limitam-se no tempo e no espaço, isto é, aplicam-se em um determinado território e em um determinado lapso de tempo.

Com as normas de direito processual penal, não é diferente.

Veja só como se da a eficácia da lei processual penal no tempo.

No nosso direito, foi adotado o princípio da aplicação imediata das normas processuais, sem efeito retroativo. É o que estampa o art.  do CPP“A lei processual penal aplicar-se-á desde, sem prejuízo dos atos realizados sob a vigência da lei anterior”. Não há efeitos retroativos na lei processual, somente na lei penal (material) quando mais benéfica. Ex: perdão, anistia, indulto, graça, livramento condicional etc.

Aplica-se, portanto, o princípio do tempus regit actum, ou seja, o tempo rege a ação. Desse princípio, derivam 2 efeitos:

1. As normas processuais têm aplicação imediata, regulado o desenrolar restante do processo, respeitados o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada (art.XXXVICFLICC art. CPP, art. 2º).

2. Os atos realizados sob a vigência da lei anterior são considerados válidos.

Deve-se ressaltar, mais uma vez, que a lei processual penal se aplica para o futuro, isto é, não é retroativa, uma vez que só se aplica aos fatos processuais que ocorrerem após a sua entrada em vigor.

A lei processual "respinga" apenas no processo, sem "respingar" na pretensão punitiva.

Há, porém, uma ressalva, que diz respeito às normas mistas, ou seja, de caráter processual e material, conjuntamente – Normas Heterotópicas. Se a norma contiver disposições de ordem material e processual, deve prevalecer a norma de caráter material, aplicando-se o art.  e parágrafo único do CP: se beneficiar o acusado, retroage. Se não beneficiar, não retroage. Ex: prisão; Liberdade Provisória; Fiança; Progressão; se vai responder solto ou não etc.

Como toda lei, a lei processual penal também só se revoga por outra lei, seja expressa ou tacitamente (se incompatível). Art. 2º, § 1º, da Lei 4.657/42 – LICC. A revogação, ainda, pode ser: total (ab-rogação) ou parcial (derrogação)."

 

http://rodrigocastello.jusbrasil.com.br/artigos/121936621/a-lei-processual-penal-no-tempo

 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais