Buscar

Alguem tem algum arquivo sobre as vantagens e desvantagens dos conservantes

💡 7 Respostas

User badge image

Marcelo Antonio de Freitas

espero que ajude! Felicidades!

 

1
Dislike0
User badge image

Marcelo Antonio de Freitas

Alguns conservantes, como o benzoanto de sódio e os nitritos, têm obtido uma conotação negativa junto da imprensa, devido a acusações de que estes podem causar cancro. No conjunto, os conservantes de alimentos artificiais mantem os alimentos seguros, porém podem causar alguns problemas para o consumidor final.

 

Vantagens

Os conservantes de alimentos artificiais impedem que os alimentos se estraguem nas prateleiras, uma vez que mantêm controlado o aumento do número de bactérias nos alimentos, depois de estes serem expostos ao ar, luz, e fungos ou leveduras.                                                                    

Alguns conservantes mantem a composição dos alimentos aglomerada ou separada, ajudando assim, a manter uma textura consistente.

Os conservantes também podem adicionar os nutrientes perdidos durante o processamento do alimento ou incluir nutrientes que o alimento não contém normalmente. Por vezes, são também adicionados sabores e corantes aos alimentos para garantir que os mesmos não ganham tonalidades acastanhadas ou para melhorar o gosto do alimento para o consumidor.

 

Desvantagens

A FDA efectuou exaustivamente todos os testes de segurança destes conservantes e aditivos de alimentos, antes de permitir a sua utilização no abastecimento de alimentos, contudo isso não garante que não ocorram efeitos secundários durante o consumo desses mesmos alimentos. Por exemplo, um estudo publicado na revista "The Lancet" em 2007, descobriu que o conservante benzoato de sódio e os corantes alimentares causavam sintomas de transtorno de déficit de atenção nas crianças.

É ainda de referir que algumas pessoas têm sensibilidade para aditivos, tais como o glutamato monossódico.

Contudo, ainda é necessário realizar mais testes sobre a segurança dos conservantes de alimentos artificiais, por forma a determinar se estes são, de facto, tão seguros como parecem.

 

Benzoato de Sódio

Benzoato de sódio, ou ácido benzóico, é um conservante comum utilizado em refrigerantes, sumos e picles. É utilizado para prevenir o crescimento de bactérias em alimentos que são altamente ácidos. Recentemente, foi objecto de controlo para uma reacção pouco conhecida quando misturado com ácido ascórbico, ou vitamina C . De acordo com o Centro de Ciência no Interesse Público, quando essas duas substâncias se unem, forma-se uma pequena quantidade de uma toxina chamada benzeno, que é um conhecido agente cancerígeno. Foi então realizada, em 2006, uma acção contra as empresas de bebidas, que foi importante para forçá-las a parar de misturar este conservante com o ácido ascórbico.

 

Nitritos

Nitrito ou nitrato de sódio, é um conservante usado principalmente em cachorros quentes, carnes, presuntos e bacon. Este é também um intensificador de sabor e coloração. O problema deste conservante é que é um agente causador de cancro, pois as chamadas nitrosaminas são criadas durante o processo de cozedura ou já no interior do estômago.

Ainda assim, o risco de contrair cancro do cachorro quente é pequeno, mas este conservante ainda tem potencial, uma vez que todos os produtos naturais contêm nitritos, de origem não artificial. As vezes podem substituir-se os nitritos por aipo em pó, sendo que este contém 10 vezes mais a quantidade deste conservante do que um pedaço de carne comum.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais