Buscar

Qual a importância de Dracon e Sólon no Direito Ateniense ?

💡 4 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Dracón se estabeleceu como governante de Atenas por volta de 621 a.C e durante seu governo o mesmo estabeleceu um grupo de leis escritas que tivesse a capacidade de superar os desentendimentos e transformações existentes na tradição oral que regiam as leis; além disso, o mesmo era classificado como um governante rígido uma vez que colocou a morte como punição para diversos crimes.

Com relação a Sólon, o mesmo realizou a anulação de alguns excessos (em punições) antes estabelecidos por Drácon além disso, ele realizou a reformula dos direitos dos primogênitos no repasse das heranças e empreendeu o fim da escravidão por dívidas, anulou também algumas vertentes de hipoteca e devolveu as terras de alguns proprietários que se encontravam em dívida.

1
Dislike0
User badge image

Vanessa Lima

Em âmbito econômico, incentivou a exploração das minas localizadas na região de Laurion, organizou um sistema de pesos e medidas e proibiu a exportação de cereais. Para dinamizar as atividades comerciais, criou um padrão monetário fixo para a cidade e permitiu a entrada de artesãos estrangeiros nesse mesmo ambiente. Por meio dessas ações, tal legislador procurou expandir as atividades comerciais e as manufaturas.

No que se refere aos organismos de participação política, Sólon formulou um novo sistema de participação política feito a partir da condição financeira de cada participante. Desse modo, ele conseguiu oferecer uma participação mais ampla dos cidadãos atenienses na esfera política. Ao longo do tempo, suas ações foram de grande peso para que a democracia fosse adotada naquela cidade-Estado

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais