Buscar

quais a classificação do fatos jurídico

💡 2 Respostas

User badge image

Ravena Santos

Atos, Fatos e Negócios Juridicos 

Fato Aquisitivo, Fato modificativo, Fato extintivo, Fato conservativo, Fato natural, Fato humano. 

1
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

O Código Civil de 2002 passou a utilizar, em seu Título I do Livro III da Parte Geral, especialmente no art.104, a expressão negócio jurídico. Para compreensão das diferenças entre um negócio jurídico e um ato jurídico stricto sensu, é preciso saber que os fatos jurídicos se dividem nas espécies a seguir.

Os fatos jurídicos naturais ou em sentido estrito são aqueles capazes de gerar efeitos jurídicos como criar, modificar, resguardar, transferir ou extinguir direitos sem o concurso da ação humana, como uma tempestade ou morte natural de alguém.

Os atos jurídicos demandam a ação voluntária do homem para se materializar. O ato jurídico lato sensu, por sua vez, comporta classificações. Dentre elas, a que mais importa para o direito é a sua partição em atos jurídicos não negociais e atos jurídicos negociais.

Os atos jurídicos stricto sensu ou não negociais são atos que decorrem da vontade humana, contudo, a vontade é dirigida somente à prática do ato, mas não ao seu efeito, que decorre, automaticamente, dos ditames da lei.

Os atos-fatos jurídicos dependem de ação humana, no entanto, não é necessária a vontade para a sua prática ou esse elemento volitivo é irrelevante. Dessa forma, se um indivíduo absolutamente incapaz, por exemplo, praticar sozinho algum ato-fato jurídico, este será, em regra, válido, e produzirá todos os efeitos que deveria produzir. A ocupação (art.1263) e o achado do tesouro (art. 1264 CC) seriam exemplos.

Os atos jurídicos negociais ou negócios jurídicos são os atos cuja prática e efeitos derivam da vontade humana. Nos negócios os efeitos jurídicos dos atos dependem da vontade declarada do agente, a manifestação da vontade humana alcança a produção de efeitos, modulando-os, a vontade não fica adstrita - como no caso dos atos jurídicos stricto sensu - à simples escolha quanto a prática do ato ou não. Os contratos são exemplos típicos de negócios jurídicos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais