Buscar

Como acontece a fisiopatologia do HIV?

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O vírus da AIDS apresenta características peculiares é um vírus de RNA que se replica por meio de um mecanismo conhecido como transcriptase reversa. Lembrando que esse vírus tem um tropismo por células de defesa denominadas linfócitos TCD4.

As mais atingidas são os linfócitos T CD4+. Elas são um subconjunto de linfócitos que têm um papel importante no estabelecimento e maximizar o papel das capacidades de defesa do sistema imunológico. A atividade dessas células é incomum, uma vez que elas não são capazes de produzir efeitos citotóxicos ou fagocíticos, ou seja, não podem aniquilar a célula hospedeira infectada ou o patógeno. Sem a ajuda de outras células imunológicas, elas são consideradas inúteis contra uma infecção. Eles estão envolvidos na ativação e na direção de outras células do sistema imunológico e são particularmente importantes na resposta imune adaptativa.

As dificuldades em se produzir uma vacina contra o vírus da AIDS se deve primeiro ao fato dos mecanismos envolvidos infectando células defesa –linfócitos T CD4. Além disso, o vírus HIV apresenta artifícios que lhe permitem escapar das defesas do hospedeiro.

Nesse contexto, vale ressaltar que os mecanismos de fuga defesas e o tropismo do vírus pelos linfócitos TCD4 são as causas principais que dificultam o desenvolvimento de uma vacina contra o HIV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais