Buscar

GOSTARIA DA APOL DE ATIVIDADE RÍTMICAS E EXPRESSIVAS

💡 43 Respostas

User badge image

Ewerson Carvalho

vamos fazer um grupo no whatsapp

7
Dislike0
User badge image

Ewerson Carvalho

Questão 1/5 - Atividades Rítmicas e Expressiva

Leia a passagem de texto: 

“A dança no espaço escolar busca o desenvolvimento não apenas das capacidades motoras das crianças e adolescentes, como de suas capacidades imaginativas e criativas. As atividades de dança se diferenciam daquelas normalmente propostas pela educação física, pois não caracterizam o tecnicismo esportivo nem apresentam caráter competitivo, comumente presente nos jogos desportivos”. 

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STRAZZACAPPA, M. A educação e a fábrica de corpo: a dança na escola. Caderno Cedes, ano 21, n. 53, p.69-82, abril., 2001. p. 71. 

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Atividades rítmicas e expressivas: a dança na educação física sobre a dança na educação física, assinale a alternativa correta:

Nota: 20.0

  A

A dança é um dos eixos da educação física, uma área de conhecimento multidisciplinar cujo objeto de estudo é o movimento humano e suas interações.

Você acertou!

Comentário: “A educação física é uma área de conhecimento multidisciplinar cujo objeto de estudo é o movimento humano e suas interações, tendo como eixos as danças, os jogos, os esportes e as lutas” (livro-base, p. 35).

  B

As aulas de dança no âmbito escolar devem ser utilizadas apenas em datas comemorativas como festas juninas e apresentações de fim de ano.

  C

A metodologia ideal a ser adotada nas aulas de dança se baseia na elaboração de coreografias pelo professor enquanto que os alunos realizam a cópia e reprodução dos movimentos.

  D

As aulas de dança na escola devem ser realizadas nas aulas de Educação Artística apenas, pois a dança é um dos conteúdos previstos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais dessa disciplina.

  E

A educação física tem como objeto de estudo os esportes competitivos individuais e coletivos, devendo ser este o principal conteúdo a ser trabalho nas aulas de educação física escolar.


Questão 2/5 - Atividades Rítmicas e Expressiva

Atente para a citação: 

“A dança é considerada como uma habilidade motora especializada, por isso as habilidades motoras rudimentares e fundamentais devem ser dominadas antes dela. Entre as diversas modalidades de dança, encontra-se o balé clássico que, além de ser considerado uma atividade expressiva, contribui para a aquisição de padrões motores”. 

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, N.K. SILVA, N.K. Ensino-aprendizagem do balé clássico fundamentado na aptidão motora. Anais do II Congresso Nacional de Pesquisadores em dança – ANDA, p. 1-4, jul., 2012. p. 2. 

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Atividades rítmicas e expressivas: a dança na educação física sobre desenvolvimento motor, relacione corretamente as fases motoras do desenvolvimento humano às suas respectivas idades e estágios: 

  1. Fase motora reflexiva
  2. Fase motora rudimentar
  3. Fase motora fundamental
  4. Fase motora especializada 

( ) Entre 2 a 7 anos, essa fase é dividida em três estágios: inicial, elementar e maduro.

( ) Entre 7 a 14 anos e acima, essa fase é dividida em três estágios: transitório, aplicação e utilização permanente.

( ) Entre 4 meses a 1 ano, essa fase é dividida em dois estágios: codificação de informações e decodificação de informações.

( ) De 1 a 2 anos, essa fase é dividida em dois estágios: inibição de reflexos e pré-controle. 

Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:

Nota: 20.0

  A

3 – 1 – 2 – 4

  B

2 – 4 – 3 – 1

  C

2 – 1 – 4 – 3

  D

2 – 4 – 1 – 3

  E

3 – 4 – 1 – 2

Você acertou!

Comentários: A sequência correta é: 3 – 4 – 1 – 2. 1. Fase motora reflexiva: entre 4 meses a 1 ano, subdividida em estágio de codificação de informações e estágio de decodificação de informações; 2. Fase motora rudimentar: de 1 a 2 anos, é subdividida em estágio de inibição de reflexos e estágio de pré-controle; 3. Fase motora fundamental: entre 2 a 7 anos, é subdividida em estágio inicial, estágio elementar e estágio maduro; 4. Fase motora especializada: entre 7 a 14 anos e acima, é subdividida em estágio transitório, estágio de aplicação e estágio de utilização permanente (livro-base, p. 228).


Questão 3/5 - Atividades Rítmicas e Expressiva

Atente para a informação: 

“A questão da seleção dos conteúdos e o processo pelo qual eles devem ser ensinados merece reflexões profundas e constantes, pois a dinâmica dos educandos acompanha o tempo e espaço do mundo, que atualmente é o da mídia, internet, audiovisuais e imagens. Os conteúdos podem aproximar-se mais da vida do aluno”. 

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARRETO. D. Dança: ensino, sentidos e possibilidades na escola. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 134. 

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Atividades rítmicas e expressivas: a dança na educação física sobre as aulas de dança no ambiente escolar, analise as proposições: 

I. A democratização do conteúdo é a principal especificidade a ser considerada no planejamento das aulas de educação física escolar. 

PORQUE 

II. No ambiente escolar, em geral, os alunos não escolhem ter aulas de dança, assim como ocorre em academias e escolas específicas de dança – cabe ao professor conquistar os alunos tendo em vista que muitos nunca tiveram contato com a dança. 

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:

Nota: 20.0

  A

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.

Você acertou!

Comentário: “No ambiente escolar, algumas especificidades devem ser consideradas no planejamento das aulas de dança. A primeira delas diz respeito à própria finalidade da exploração da dança, que é a democratização do conteúdo. Nas aulas de Educação Física, os alunos não se matriculam para as aulas de dança, assim como, a priori, não buscam antecipadamente aulas de ginástica ou esportes. Em outras palavras, na escola, os alunos não escolhem ter aulas de dança. Essa realidade é muito diferente do ambiente das academias ou de grupos de dança, em que os alunos ingressam já com o objetivo de se especializar em determinado (s) estilo (s). Dessa forma, cabe ao professor, na abordagem do conteúdo de dança nas aulas de Educação Física, democratizar sua prática e conquistar os alunos para essa aprendizagem, pois, para muitos, pode representar o primeiro contato com a dança” (livro-base, p. 244).

  B

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.

  C

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

  D

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

  E

As asserções I e II são proposições falsas.

 


Questão 4/5 - Atividades Rítmicas e Expressiva

Observe a imagem: 

Após esta avaliação, caso queira localizar a imagem, ela está disponível em: SHUTTERSTOCK. ID da foto stock livre de direitos: 660414817 – Modern young beautiful dancer posing on a studio background. <https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/modern-young-beautiful-dancer-posing-on-660414817?src=FeaacRL57MDXefBd5-33zg-1-36>. Acesso em 15 jan. 2019.

 Considerando os conteúdos do livro-base Atividades rítmicas e expressivas: a dança na educação física, identifique as ações corporais da dança presentes no movimento representado nessa imagem e assinale a alternativa que as menciona corretamente:

Nota: 0.0

  A

Flexão lateral do tronco e giro.

  B

Tronco alongado e salto.

  C

Tronco expandido e salto.

Comentário: “O tronco expandido [...] refere-se a um movimento de ampliação do tronco em que o abdômen se estende e a região dorsal se contrai” (livro-base, p. 160). “Saltos são movimentos caracterizados por desprenderem o corpo da base de sustentação em oposição à ação da gravidade” (livro-base, p. 211).

  D

Tronco contraído e salto.

  E

Tronco torcido e giro.


Questão 5/5 - Atividades Rítmicas e Expressiva

Observe atentamente a imagem:

  

Após esta avaliação, caso queira localizar a imagem, ela está disponível em: SHUTTERSTOCK. ID da foto stock livre de direitos: 760367125. Cheerful men women of different ages posing in fitness studio. <https://www.shutterstock.com/pt/image-photo/cheerful-men-women-different-ages-posing-760367125?src=tn_188YAz5GqjmoYyF1DeQ-2-63>. Acesso em 15 jan. 2019. 

Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Atividades rítmicas e expressivas: a dança na educação física sobre as ações corporais e movimentos realizados na foto, analise as afirmações, assinalando V para verdadeiras e F para falsas: 

I.( ) A movimentação está sendo realizada no plano espacial baixo.

II.( ) Os dançarinos estão realizando a terceira posição dos braços no jazz.

III.( ) Os dançarinos estão realizando um movimento simétrico de braços e pernas.

IV. ( ) A movimentação do tronco realizada pelos dançarinos na foto é o “deslize”.

 Agora, assinale a alternativa que menciona a sequência correta:

Nota: 0.0

  A

F – V – V – F

Comentários: As afirmativas II e III são verdadeiras. I, falsa, pois a movimentação realizada está no nível alto, acima da linha média corporal: “O plano alto se caracteriza por ações na linha da cintura ou acima dela [...]” (livro-base, p. 126). II, verdadeira, pois os bailarinos estão realizando a 3ª posição dos braços no jazz (p.172). III, verdadeira, pois o movimento simétrico é caracterizado pela mesma movimentação ao mesmo tempo, ou seja, todos iguais (p. 132). VI, falsa, pois o deslize do tronco se refere ao ato de translação, para o lado, frente e trás – na imagem, os dançarinos estão com o tronco reto (p. 162).

  B

V – V – F – F

  C

F – V – F – V

  D

V – V – V – F

  E

F – F – F – V

6
Dislike0
User badge image

Anderson Miranda

Sim VC pode mim enviaria ela por favor.
3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais