Buscar

Qual é a diferença entre TEXTURA E GRANULOMETRIA? E a relação?

💡 5 Respostas

User badge image

Gabriel Assumpção Firmo Dantas

Granulometria se refere ao tamanho dos grãos, quanto a textura é a sensação que o aglomerados dos grãos passa à pessoa.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para a resolução precisamos de conceitos básicos sobre identificação tátil-visual do solo.
Na identificação tátil-visual do solo, fazemos uma primeira análise do solo antes de levar para o laboratório. Nesse tipo de análise, vamos ver a cor, cheiro, textura, granulometria, entre outros.
A granulometria e a textura estão relacionados, pois dependendo do tamanho dos grãos, teremos texturas diferentes.
A granulometria vai analisar apenas o tamanho do grão, vendo a porcentagem de grãos finos e grossos.
A textura é como sentimos o material. Um solo grosso vai ter grãos maiores e quando tocamos sentiremos maior atrito, enquanto com um solo fino, que terá grãos menores, terão menos atrito entre as mãos. Se umedecermos uma quantidade de solo fino, como argila, esse terá uma textura diferente, como uma pasta, enquanto para solos grossos isso não acontece.
Então, vemos que granulometria e textura estão relacionados, porém granulometria analisa apenas o tamanho dos grãos enquanto textura analisa o que sentimos ao tocar o material.
0
Dislike0
User badge image

Jamyle PF

Se você se refere à caracteristicas de solo, os termos Textura e Granulometria estão relacionados à proporção de argila, silte, areia e cascalho do solo. E estão  

É mais apropriado o uso do termo textura quando a característica é avaliada qualitativamente (comparações visuais por escala padrão, ao toque das mãos), o resultado dessa avaliação por exemplo será textura argilosa, ou textura arenosa, ou textura argilo. Tais informações, traz uma estimativa da distribuição (proporções) dos diferentes tamanhos de grãos presentes.

Já o termo granulometria trata-se de fornecer a proporção presente de cada tipo de grão (argila, silte,areia, cascalho e matacão). O Método quantitativo de avaliação da granulometria consiste em classificar os grãos por meios de diferentes malhas de peneira. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais