Buscar

quais os tipos de famílias previstas na CF/88 ?

💡 3 Respostas

User badge image

Mairla Freitas

O casamento (art. 226, § 1º), a união estável (art. 226, § 3º) e a família monoparental (art. 226, § 4º). Todavia, a doutrina familiarista, baseando-se no entendimento do IBDFAM e à luz dos princípios da dignidade da pessoa humana, igualdade e liberdade, entende que essa lista é mais ampla, abragendo todas as modalidades de núcleo familiar, haja vista que o caput do art. 226 estabelece que a "família" tem especial proteção do Estado, mas não especifica a modalidade. 

1
Dislike0
User badge image

jaqueline silva

De acordo com o art. 226, § 3º da Contituição federal de 1988, "Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre homen e mulher como entidade familiar, devendo  a lei facilitar a sua conversão em casamento"; e em seu § 4º diz também " entende-se também  como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes". Tornando assim, essas duas como tipo de família descrito na CF/88

0
Dislike0
User badge image

Aléxia Kílaris

O conceito de família está prescrito no art. 226 da Constituição Federal:

Art. 226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.

§ 1º O casamento é civil e gratuita a celebração.

§ 2º O casamento religioso tem efeito civil, nos termos da lei.

§ 3º Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento. 

§ 4º Entende-se, também, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes.

§ 5º Os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher.

§ 6º O casamento civil pode ser dissolvido pelo divórcio. 

§ 7º Fundado nos princípios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsável, o planejamento familiar é livre decisão do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e científicos para o exercício desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituições oficiais ou privadas. 

§ 8º O Estado assegurará a assistência à família na pessoa de cada um dos que a integram, criando mecanismos para coibir a violência no âmbito de suas relações.

Ocorre que o STF ampliou o conceito de família,  incluindo na definição constitucional as família homoafetivas que, apesar de não serem compostas por um homem e uma mulher, também configuram familia. Trata-se do conceito de mutação constitucional, sem a alteração do escrita no artigo, ampliando o sentido do que vem positivado na lei. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais