Buscar

as consequências de nao fechamento do tubo neural da quarta semana de desenvolvimento embrionário

embriologia

💡 1 Resposta

User badge image

Amandha

O Tubo neural é constituído pelos segmentos do organismo que originam o eixo central do sistema nervoso, na cabeça e coluna vertebral do feto. 
O desenvolvimento adequado desta estrutura é fundamental para que o sistema nervoso termine sua formação de modo completo. 

O tubo neural é formado por uma dobra de tecido embrionário chamado ectoderma, que se fecha sobre si mesmo entre 21 e 28 dias após a concepção, época em que a maioria das mulheres nem desconfiam de que estão grávidas. Este processo faz com que os feixes nervosos fiquem protegidos dentro da coluna vertebral e dos ossos do crânio. 

Em alguns fetos, este fechamento pode acontecer de modo incompleto, permanecendo uma abertura óssea por onde terminações nervosas se exteriorizam, protegidas da ação do líquido amniótico apenas por uma camada de pele ou membrana. Esta alteração da formação normal do feto é chamada de "defeito do fechamento do tubo neural (DTN)", e conhecida popularmente por "espinha bífida". 

 

O defeito do tubo neural pode se apresentar das seguintes formas: 

    • Quando a extremidade superior do tubo neural não se fecha, o feto apresenta malformações no cérebro e calota craniana. Estas malformações são conhecidas como anencefalia e encefalocele. A anencefalia pode ser definida como a ausência completa da calota craniana acima do nível dos olhos. Já a encefalocele é caracterizada por defeitos na formação óssea da calota craniana, por onde podem herniar meninge, medula e até mesmo partes do cérebro.




  • Quando a extremidade inferior do tubo neural não se fecha, ocorrem malformações na coluna vertebral, conhecidas como espinha bífida, meningocele ou meningo-mielocele, geralmente localizadas na região lombar e/ou sacral. Além da coluna, o defeito atinge também os músculos e a pele que recobre a coluna. O resultado é a exposição do conteúdo do canal medular ao líquido amniótico e lesões neurológicas em proporção elevada de casos.
    Devido à esta lesão de nervos, pode ocorrer uma paralisia da parte inferior do corpo e perda do controle das funções intestinais e da bexiga, levando a incontinências urinárias e fecais.

A hidrocefalia é outra complicação frequente, decorrente da alteração das pressões de líquido cefalorraquidiano, levando a um acúmulo do líquido no interior do cérebro. 

O evento "espinha bífida" pode ocorrer em qualquer família, independente do passado de problemas congênitos. Qualquer gestante carrega um risco aproximado de 1:1.000 de desenvolver o problema durante uma gravidez. 

A redução da incidência dos defeitos do fechamento do tubo neural pode ser conseguida através da ingestão de suplementos vitamínicos no período pré-natal. Estudos científicos mostraram que a ingestão de folato (ácido fólico) no período pré-concepcional), por três meses, até o final do período de fechamento do tubo neural, é capaz de reduzir significativamente a incidência da doença. 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais