Buscar

(Marinha do Brasil) Qual a distinção entre Ato Administrativo e Fato Administrativo?

💡 3 Respostas

User badge image

Tamires Balbino

fato administrativo é qualquer ocorrido dentro da administração pública, independentemente da vontade humana, que gere efeitos jurídicos, como a morte de um servidor; já o ato da administração é qualquer coisa, obrigatoriamente, ligada à vontade humana, que ocorre dentro da administração pública, igualmente, produzindo efeitos jurídicos.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Um fato administrativo é qualquer coisa que ocorra em uma administração pública, sem depender de vontade humana e que gere efeitos jurídicos, enquanto o ato jurídico está ligado à vontade humana.

Por sua vez, um ato administrativo trata-se de qualquer manifestação unilateral de desejo da administração pública que tenha por objetivo imediato proteger, adquirir, alterar, extinguir ou declarar direitos a si própria ou a seus administrados.

Portanto, a grande diferença entre o fato e o ato administrativo residem do fato na vontade humano inexistir no primeiro, porém se fazer presente no segundo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais