Buscar

Bioquimicamente falando, porque que “óleo de lorenzo” ?

💡 3 Respostas

User badge image

Yuri Gonçalves

 

O filme traz diversos problemas para serem investigados pela ciência, tanto a doença (porque ocorre, como entender seu processo bioquímico, como curá-la) como as substâncias - ácido oléico (CH3(CH2)7CH=CH(CH2)7COOH onde o termo oléico significa derivado do petróleo ou da azeitona) e ácido erúcico (C22H42O2 é um ácido graxo omega-9 monoinsaturado, notado como 22:1 ω-9), cuja mistura na proporção de 4:1 de trioleato trierucate glicerol e glicerol compõe o óleo usado por Lorenzo que faleceu em 2008 aos trinta anos de idade.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa questão devemos colocar em prática nossos conhecimentos sobre Bioquímica I.
O nome "´óleo de lorenzo" faz referência a uma história real que foi retrata em um filme de que leva o mesmo nome. Neste filme (que é baseado em fatos reais), um garoto que tinha uma vida comum acaba sendo diagnosticado com uma doença raríssima que não possui cura e acaba levando esse personagem portador da mesma a óbito. A doença causa uma degeneração gradativa do cérebro e foi denominada adrenoleucodistrofia (ALD). Então, o "óleo de lorenzo" é uma mistura de dois compostos, sendo eles o ácido oleico e, também, ácido erúcico. O óleo contribui para que não haja acúmulo de ácidos graxos (agindo nas glândulas adrenais) com cadeias enormes e, além disso, o mesmo age no cérebro.
Portanto, o nome do óleo faz referência ao filme que é baseado em fatos reais e, ademais, o óleo age como um mecanismo de defesa para a doença citada.
1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais