Buscar

Oleo de Lorenzo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UEPG – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
NOME: Marco Antonio da Cruz Kuki – RA: 19013146 – DISCIPLINA: Bioquímica
 
RESENHA DO FILME: O ÓLEO DE LORENZO
O filme "O óleo de Lorenzo" retrata a história de um menino com uma doença genética herdada de sua mãe, chamada adrenoleucodistrofia (ALD). Tudo começa quando Lorenzo apresenta hiperatividade na escola, comportamentos que não são normais no seu dia a dia. Micaela, sua mãe, vai até a escola para saber o que está havendo, e estranha saber que seu filho está com comportamentos jamais vistos. Preocupada com a situação, Micaela leva Lorenzo ao médico para fazer alguns exames. Feito os exames, Lorenzo é diagnosticado com adrenoleucodistrofia (ADL), uma doença que afeta o sistema nervoso central, que faz com que a pessoa perda todos seus movimentos e sentidos. 
Curiosos sobre essa doença, os pais de Lorenzo procuram um especialista, que diz que é uma doença que não possui formas de tratamento conhecidas, e que Lorenzo teria apenas, mais dois anos de vida. Desesperados com o resultado, Augusto, pai de Lorenzo, pede explicações do porque aquela doença afetava Lorenzo daquela forma. Ao falar com o doutor, ele lhe explica que na ADL, os ácidos graxos saturados se acumulam na estrutura das células, provocando a desmielinização dos neurônios. Com isso, o doutor sugere aos pais de Lorenzo que ele faça uma dieta sem gorduras saturadas.
Após seis semanas fazendo a dieta que o doutor receitou, Augusto vê que aquela dieta não tinha dado efeito, tudo estava como estava. Ele então liga para o doutor perguntando o que não estava dando certo, que lhe diz que Lorenzo deve fazer a dieta durante seis meses. Augusto leva Lorenzo para os especialistas, onde eles fazem um novo tratamento, a supressão do sangue de Lorenzo, mas nada dá certo. Não satisfeitos com a situação os pais de Lorenzo começam a estudar a doença, assim como estudaram o país Comores, onde passaram as férias. 
Micaela questiona Augusto para que tirasse a dieta de Lorenzo, já que não estava fazendo efeito, mas ele não aceita. No dia seguinte, Micaela vai até uma biblioteca e acha um artigo polonês, sobre ratos com o mesmo problema de seu filho. Com essa descoberta ela enfim entendeu porque a dieta não funcionava, era porque a biossíntese do corpo produzia mais gordura, quando não recebia gorduras dos alimentos. Eles concluíram que Lorenzo devia fazer uma dieta de gorduras menos daninhas para seu organismo.
Eles levam essa ideia aos médicos, porém eles dizem que é uma ideia de alto custo, então os pais de Lorenzo decidem buscar ajuda para levantar fundos para pagar o tratamento. O doutor aceita a proposta de Augusto, mas no final não alcançam os resultados esperados. Até que eles vão a um congresso de doutores, onde um deles fala que existe uma substância de um óleo que faz com que a gordura das células diminua.
Essa substância era o ácido oleico em forma de triglicerídeo, após saber desse ácido, Micaela corre ver alguma empresa que faça separado para usar com Lorenzo. Ela acha uma empresa que produz óleos lubrificantes industriais, e compra um frasco separado para dar ao seu filho. Lorenzo muito debilitado, sem fala, movimentos e sem visão começa o tratamento com o óleo com ácido oleico em forma de triglicerídeo.
Durante esse tratamento, Augusto observou que houve queda de 50% na quantidade de gordura no sangue de Lorenzo, o que lhe deixou muito feliz. Mas esse tratamento ainda não era o suficiente, Lorenzo tinha complicações, o que eles não conseguiam entender, então novamente estavam na estaca zero. Angustiada com a situação, Micaela já aceitara que seu filho não teria mais chances de viver. Mas Augusto continuou perseverante e começou a estudar novamente, para saber o porquê Lorenzo não se estabilizava usando apenas o óleo com ácido oleico em forma de triglicerídeo.
Depois de muito pesquisar Augusto achou o problema, o problema era que existia penas uma enzima nas cadeias C18 e C24 de Lorenzo, entusiasmado levou até o professor para analisar e entender o processo. O professor explica que isso é uma inibição competitiva e concluiu que para que se estabilizasse totalmente era necessário usar outro ácido, o ácido erúcico.
Outro problema surge, esse ácido só era vendido fora do país de modo separado ou como óleo, e também era perigoso por não ser algo oficialmente estudado, então eles entram em contato com um cientista quase aposentado, na Inglaterra e fazem uma encomenda desse óleo. Quando óleo chega, eles fazem um teste com a tia de Lorenzo, nada acontece, então eles decidem usar em Lorenzo.
Ao usar em Lorenzo a mistura daqueles diferentes óleos, eles recebem a notícia de que tudo estava se estabilizando, Lorenzo estava melhorando, assim tiveram bons resultados, passaram também para outras famílias que també obtiveram bons resultados. Assim surgiu o famoso óleo de Lorenzo.

Continue navegando