Buscar

Como pode ser descrita a habilidade conceitual e se esta é a principal habilidade de um líder?

Katz, renomado professor da Universidade de Harvard e Stanford, identificou três grupos de habilidades que deveriam ser apresentadas pelo líder. São elas: habilidades técnicas, humanas e conceituais.

 

Ainda segundo Katz essas habilidades dependem do nível de administração que se está exercendo.

 

De acordo com o exposto, como pode ser descrita a habilidade conceitual e se esta é a principal habilidade de um líder? Justifique!

💡 2 Respostas

User badge image

Rafael rocha leal

Habilidades Conceituais

Como são complementares, as habilidades conceituais não poderiam ficar de fora desta tríade de competências que todo administrador precisa ter para construir uma carreira bem-sucedida. Para isso, é preciso ter uma visão sistêmatica e saber enxergar com inteligência e assertividade as informações que estão contidas no todo.

Na prática, estas habilidades conceituais dizem respeito à capacidade do administrador de analisar as situações, diagnosticar o momento da empresa e do mercado, identificar oportunidades e ameaças e, especialmente, de tomar as melhores decisões para a organização. Neste sentido, os líderes são aqueles que devem dispor destes conceitos, de modo a ter uma visão estratégica mais apurada, pois é esta habilidade que fará toda diferença na gestão da empresa e no alcance de suas metas e objetivos

0
Dislike0
User badge image

Rafael rocha leal

Qual heabilidade é mais importante?

Imagino que esteja se questionando sobre isso. Bem, todas estas competências citadas acima são essenciais a que o administrador consiga fazer um bom trabalho e desenvolver resultados consistentes. Em resumo, todas são fundamentais! Por isso mesmo, é imprescindível dispor de conhecimentos técnicos sobre as atividades que desempenha diariamente, de modo a executá-las sempre com maestria, perícia e assertividade.

Contudo, sem a destreza do administrador para lidar com as pessoas, todo esforço pode ser colocado a perder, uma vez que é o alinhamento entre os interesses e expectativas da empresa e da equipe, e vice-versa, e, claro, a gestão humana do líder que traz verdadeiramente um diferencial competitivo para o negócio. Outro ponto-chave aqui é a capacidade de tomar decisões conforme o timing do momento e de desenvolver estratégias efetivas que ajudem a solucionar os problemas e a impulsionar os resultados da empresa.

No final das contas é a união de todas as habilidades que torna o trabalho de um administrador único, diferenciado e bem-sucedido. Digo isso porque, na realidade diária de muitas organizações, vemos muitos profissionais que ainda não são completos, ou seja, que não dispõem de todas estas competências-chaves totalmente desenvolvidas. Isso é algo que acaba trazendo dificuldades em aspectos importantes como a gestão de pessoas e dos processos.

Na prática, é exatamente é a deficiência em alguma destas habilidades (técnicas, humanas ou conceituais) que leva o administrador a ter um desempenho abaixo da média. Consequentemente, isso afeta o seu desempenho e prejudica seu crescimento como profissional. Portanto, para evitar que a falta de know-how em algum destes quesitos atrapalhe sua evolução, a melhor estratégia é buscar ferramentas, cursos, métodos ou capacitações que ajudem a eliminar suas lacunas o mais rápido possível.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais