Buscar

Qual a diferença entre a nossa colonização e as de colônia de povoamento?

💡 2 Respostas

User badge image

marina maria machado flores

Colônias de povoamento: são constituidas por terras para subsistências dos colonizadores e também moradia. Nações descobertas e desenvolvidas com o povoamento e o aprimoramento de suas estruturas básicas.

Nossa colonização: a exploração dos vastos territórios também inseriu a colonização neste contexto econômico. De forma geral, as colônias tinham seu espaço ocupado por indivíduos que representavam o interesse da metrópole no território colonizado. A metrópole tem como interesse explorar os recursos naturais da colônia para enriquecer, ouro e prata, para assim migrar todo lucro a seu país de origem, sem povoamento. Não há preocupação com a terra colonizada.

 

0
Dislike0
User badge image

Kassio Alves

A nossa colonização seria considerada uma colonização de exploração, onde prevalecia os interesses mercantis, de modo que a terra seria utilizada apenas para dar lucro.Essas colônias deveriam obedecer ao Pacto Colonial, o que as obrigava a comprar e vender produtos somente à metrópole. Já a colonização por povoamento refere-se a uma modalidade de formação colonial centrada na ocupação da terra ou do território. Historicamente, é promovida por um Estado Nacional, que envia seus naturais (homens, mulheres e crianças) a um determinado território situado no exterior a fim de lá estabelecer uma presença perene e autônoma e construir uma sociedade economicamente viável, geralmente baseada na agricultura e no comércio. Esses dois conceitos são bem abordados no capítulo inicial de Formação do Brasil Contemporânio, do historiador Caio Prado Júnior, a cerca do sentido da colocização brasileira.

Obs: Esses conceitos não são mais aceitos academicamente por uma série de fatores que, com toda a certeza, seu professor(a) vai comentar em sala. Bons Estudos :D

 

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais