Buscar

Qual a diferenca de IGG pra IGE?

💡 4 Respostas

User badge image

Jooyce Yara

 

A IgG é a imunoglobulina mais abundante no sangue e nos espaços extravasculares. É o anticorpo mais importante da resposta imune secundária. Possui alta afinidade para ligação antígeno-específico. Seus mecanismos efetores são a aglutinação; opsonização (revestimento da superfície do antígeno permitindo o seu reconhecimento e fagositose pelas células do sistema imune); ativação da via clássica do sistema do complemento; neutralização de toxinas; citotoxicidade dependente de anticorpos mediada por células (para lise da célula antigênica). As IgG’s podem também estar associadas às reações de hipersensibilidade do tipo II e tipo III. Existem 4 subclasses de IgG, todas baseadas nas diferenças de suas cadeias pesadas γ (IgG1, IgG2, IgG3 e IgG4). Em humanos, as moléculas de IgG de todas as subclasses atravessam a barreira placentária e conferem um alto grau de imunidade passiva ao feto e ao recém-nascido.

 

A IgE é uma imunoglobulina de resposta imune secundária normalmente relacionada à defesa contra verminoses e protozooses, e também, fenômenos alérgicos e reações anafiláticas. A resposta alérgica mediada por IgE acontece através de sua ligação aos receptores presentes nas superfícies de mastócitos e basófilos.

1
Dislike0
User badge image

Gabs Gonçalves

up

up

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

IgE e IgA referem-se a imunoglobulinas ou “anticorpos” e são duas das cinco classes de anticorpos. Esses anticorpos são produzidos por nossos corpos em uma resposta do sistema imunológico a coisas com as quais entramos em contato e que o corpo reconhece como estranhos (também chamados antígenos), como células virais e bactérias. Estes anticorpos também são capazes de responder a outras substâncias estranhas, incluindo pólen, poeira, pêlos e alimentos. Anticorpos trabalham para ajudar o corpo a lutar contra os "invasores".

As respostas de IgE, ou imunoglobulina E, ocorrem quando uma substância estranha entra no corpo por meio de inalação ou ingestão de alimentos na maioria dos casos. Os anticorpos IgE são mais frequentemente associados a alergias. As alergias IgE podem causar sintomas graves, incluindo inchaço, urticária e dificuldade em respirar, e os sintomas geralmente aparecem imediatamente. Em alguns casos graves, as reações de IgE podem resultar em choque anafilático.

Anticorpos associados à imunoglobulina G oferecem resistência de longo prazo a infecções e têm uma meia-vida mais longa (aproximadamente 28 dias) do que anticorpos IgE. Com respostas alérgicas a IgG (Tipo III), os sintomas podem não ocorrer até horas ou dias após o consumo de um alimento desencadeante. Esses anticorpos levam a processos inflamatórios e não estão associados à liberação de histaminas. Reações alérgicas ou sensíveis a alimentos IgG podem causar sintomas que vão desde náusea e dor de cabeça até hiperatividade, síndrome do intestino irritável (IBS), constipação, doença de Crohn e gases excessivos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais