Buscar

Historia da Educação física

. No período do Brasil República e Era Vargas, entre os anos de 1890 e 1945, surgiram os primeiros professores de Educação Física formados no Instituto Superior Isolado de Educação Physica de São Paulo. Referente às mudanças na Educação Física neste período, analise as sentenças a seguir:

I- A Educação Física passa a ser obrigatória no ensino secundário.
II- Para a sistematização da Educação Física nas escolas, surgem, no Brasil, os métodos ginásticos vindos da Europa.
III- Programas governamentais, como ?Esporte para Todos? e ?Atletas do Futuro?, são criados e mantidos pelo Governo Federal.
IV- Uma das funções que a Educação Física possuía neste período era a de agente de prevenção dos hábitos perigosos da infância.

Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e II estão corretas.
 b) As sentenças II e IV estão corretas.
 c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
 d) As sentenças I, II e III estão corretas.
 
 

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Para responder essa questão devemos colocar em prática nossos conhecimentos sobre a disciplina Educação Física.

O corpo é elemento fundamental da disciplina de Educação Física, e concorda o destaque da disciplina Conteúdo, Metodologia e Prática de Ensino da Educação Física para uma melhor junção de saberes adquiridos, dizendo que a base para uma aprendizagem significativa está marcada na qualidade da comunicação corporal, que cada sujeito possui um tempo, uma modalidade de ser e sua maneira de participar do mundo, e por fim, que o corpo humano não é lugar de aprendizagem. Além do mais, o corpo pode se estabelecer como sujeito da história, pois é ele quem produz suas ações.

Essa disciplina, favorece a construção de saberes, além de enfatizar o tratamento interdisciplinar e contextualizar o conteúdo das áreas de conhecimento com meio e não fins, e problematizar os temas da vida cidadã, que como elos articulares potencializam princípios estruturantes sobre o corpo em movimento e práticas socioculturais.

Respondendo à pergunta, a alternativa correta é a letra D, I, II e III estão corretas, porque na Era Vargas, foi possível perceber uma grande mudança nos paradigmas da Educação Física no Brasil, identificada, por exemplo, pela obrigatoriedade desta disciplina no ensino secundário. Além do mais, foi identificado uma nova abordagem da Educação Física nas escolas brasileiras, vindas diretamente da Europa, principalmente com a mentalidade da importância em formar atletas, estimulando a competitividade.

3
Dislike0
User badge image

Juci Lochstein

C ( ) As sentenças I,II e III estão corretas.

Durante a Era Vargas, observou-se uma grande mudança nos paradigmas da Educação Física no Brasil, identificada, por exemplo, pela obrigatoriedade desta disciplina no ensino secundário.

Além disso, verificou-se uma nova abordagem da Educação Física nas escolas brasileiras, vindas diretamente da Europa, principalmente com a mentalidade da importância em formar atletas, estimulando a competitividade.


0
Dislike0
User badge image

FERNANDA CARELLI

resposta correta é: I e II

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais