Buscar

Gostaria de um resumo que explique sobre a divisão das areas em trígonos da cabeça e pescoço..

💡 1 Resposta

User badge image

Gabriel Felipe

 

Músculos e Trígonos do Pescoço

Músculos superficiais do pescoço

Platisma

– Lâmina de músculo fina e larga, situada no tecido subcutâneo dopescoço.Recobre a face anterolateral do pescoço. Suas fibras originam-se na fáscia querecobre as partes superiores dos músculos deltoide e peitoral maior e estendem-se súpero-medialmente até a margem inferior da mandíbula, onde se fundem aos músculos da face.Inferiormente, as fibras divergem, formando uma falha anterior à laringe.Movimentos se dão: a partir da fixação superior traciona a pele; a partir da fixaçãoinferior ajuda a abaixar a mandíbula e puxa os ângulos da boca para baixo (como numacareta).

Esternocleidomastóideo

– É um músculo em forma de fita, possui duascabeças: o tendão redondo da cabeça esternal se fixa ao manúbrio do esterno e a cabeçaclavicular, carnuda, fixa-se na parte superior do terço medial da clavícula. As duas cabeçasunem-se à medida que passam para cima em direção ao crânio. Como fixação superior, temos:o processo mastoide do temporal e a linha nucal superior do occipital. Ponto de referênciamuscular no pescoço e divide-o, de cada lado, em dois trígonos, anterior e posterior.Movimentos podem ser bilaterais: sozinhos, curvam o pescoço, e acompanhadosdos extensores do pescoço podem protrair o queixo. Unilateralmente fletem e giramlateralmente o pescoço.

Trapézio

– Músculo triangular, grande e plano, que cobre a face póstero-lateraldo pescoço e tórax. Sua inserção superior se faz no terço medial da linha nucal superior,protuberância occipital externa, ligamento nucal, processos espinhosos de C7 a T12 elombares e sacrais. Sua inserção inferior é no terço lateral da clavícula, acrômio e espinha daescápula.Seus movimentos elevam, retraem e giram (abaixam) a escápula.

Trígonos do pescoço

Didaticamente, cada lado do pescoço é dividido em dois trígonos, um anterior eoutro lateral (ou posterior), pelo músculo Esternocleidomastóideo.Esses trígonos denominam-se:Trígono cervical lateral, limitado anteriormente pela margem posterior doEsternocleidomastóideo, posteriormente pela margem anterior do trapézio, inferiormente(base) pelo terço médio da clavícula e seu ápice é onde os músculos Esternocleidomastóideo etrapézio se encontram na linha nucal superior do occipital.Trígono cervical anterior, limitado anteriormente pela linha mediana do pescoço,posteriormente pela margem anterior do Esternocleidomastóideo, superiormente pelamargem inferior da mandíbula e seu ápice é na incisura jugular.

Trígono Cervical Lateral

: o assoalho do trígono cervical lateral normalmente éformado pela fáscia pré-vertebral que se estende sobre quatro músculos:

Esplênio da cabeça;

Levantador da escápula;

Escaleno médio;

Escaleno posterior;

 

O ventre inferior do musculo omo-hióideo divide o trígono cervical lateral em umgrande trígono cervical lateral, superior e um pequeno trígono omo-clavicular inferior.O músculo omo-hióideo é um dos músculos infra-hióideos que atuam abaixando oosso hióide e a laringe durante a fonação e a deglutição. É um músculo que possui dois ventresunidos por um tendão intermediário que se conecta à clavícula por uma alça fascial.O grande trígono cervical lateral superior, também é denominado de trígonooccipital, porque a artéria occipital aparece no seu ápice. Uma estrutura importante que passapor este trígono é o nervo acessório. O trígono omoclavicular é indicado no pescoço pela fossasupraclavicular. É um trígono de grande importância porque a veia jugular externa e a artériasupraescapular cruzam este trígono superficialmente e a artéria subclávia se situaprofundamente nele. Este trígono também é frequentemente chamado de trígono subcláviopela presença desta artéria.

Trígono Cervical Anterior

: este trígono é subdividido em quatro trígonosmenores.O trígono submandibular é uma área glandular entre a margem inferior damandíbula e os ventres anterior e posterior do músculo digástrico (trígono digástrico). Seuassoalho é formado pelos músculos milo-hióideo, hipoglosso e constritor médio da faringe. Aglândula submandibular quase preenche esse trígono. Os linfonodos submandibulares sesituam de cada lado da glândula e ao longo da margem inferior da mandíbulaO trígono submentual – abaixo do queixo – é uma área suprahióidea ímpar,limitada inferiormente pelo corpo do hióide e lateralmente pelos ventres anteriores direito eesquerdo dos músculos digástrico. Seu assoalho é formado pelos músculos milo-hióideos. Oápice do trígono submentual é na sínfise da mandíbula. Este trígono contém diversospequenos linfonodos submentuais. Também contém pequenas veias que se unem para formara veia jugular anterior.O trígono carótico é uma área vascular limitada pelo ventre superior do músculoomo-hióideo, ventre posterior do músculo digástrico e margem anterior doEsternocleidomastóideo. É uma área importante porque a artéria carótida comum sobe no seuinterior. No nível da margem superior da cartilagem tireóidea, a artéria carótida comum sedivide em interna e externa.O trígono muscular é limitado pelo ventre superior do omo-hióideo, margemanterior do Esternocleidomastóideo e o plano mediano do pescoço. Este trígono contém osmúsculos infra-hióideos e vísceras do pescoço, como as glândulas tireoide e paratireoide.Músculos do trígono anterior: o hióide fornece fixações para os músculos supra-hióideos e infra-hióideos. Esses músculos se fixam ou movem o hióide e a laringe.O grupo supra-hióideo inclui o milo-hióideo, gênio-hióideo, estilo-hióideo e odigástrico.

Milo-hióideos – sustentam a língua e elevam-na e o hióide quando sedeglute ou protrai a língua.

Genio-hióideos estão acima do milo-hióideo, onde reforçam o assoalho daboca.

Estilo-hióideos – elevam e retraem o hióide, alongando o assoalho daboca.

Digástricos – possuem dois ventres que descem em direção ao hióide esão unidos por um tendão intermediário. Uma alça fibrosa derivada dafáscia cervical permite seu deslizamento para frente e para trás porqueconecta este tendão ao corpo e ao corno maior do hióide.O grupo infra-hióideo inclui os músculos que se encontram abaixo do hióide. Estesquatro músculos fixam o hióide, esterno, clavícula e escápula e abaixam o hióide e a laringedurante a deglutição e a fonação. Também trabalham com os supra-hióideos para estabilizar ohióide.

 

Compreendem quatro músculos dispostos em dois planos:

Superficiais – esterno-hióideo e omo-hióideo;

Profundos – esternotireóideo e tíreo-hióideo;

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais